Geral

Inácio Loiola quer delegacias para combater crimes ambientais e virtuais no Estado

05/06/2018
Inácio Loiola quer delegacias para combater crimes ambientais e virtuais no Estado

índice

Exercendo o mandato no Poder Legislativo Estadual consciente de que é preciso sempre estar atento às demandas da sociedade civil e trabalhando para o exercício pleno da democracia, o deputado estadual Inácio Loiola (PDT) tem procurado pautar os debates sobre a conjuntura nacional e regional e sugerido proposições e projetos de lei de interesse da comunidade alagoana. Duas recentes indicações ilustram essa atenção:  apelo à Secretaria de Defesa Social requerendo a instalação imediata de Delegacia Especializada em Crimes Ambientais, em razão de inúmeros casos de abandono e maus tratos aos animais; e, também, uma Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos/Virtuais para combater os delitos cometidos no ambiente virtual.

Inácio Loiola disse que essas indicações foram oriundas da participação popular, por meio de sugestões enviadas via rede social pelos alagoanos.  São projetos realmente relevantes para a sociedade porque impacta diretamente na vida do cidadão, seja na área do meio ambiente, seja no campo social vinculado à questão da segurança.

As indicações foram protocoladas na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e devem ser apreciadas e votadas no plenário em breve. Com forte apelo social, o deputado estadual acredita que deverá ser aprovada sem nenhuma contestação indo para o Palácio República dos Palmares para ser sancionada pelo governador Renan Filho.

A doméstica Maria Rita Soares, que cria dois cachorros em sua residência, falou da relevância da instituição da Delegacia Especializada em Crimes Ambientais visando evitar os maus tratos aos animais principalmente nas ruas de Maceió. “É doloroso, a gente vê cachorros e gatos abandonados pelos seus donos por rua afora, magro e com sede, revirando lixo para alimentar-se e sobreviver. Às vezes, machucados”.

O jovem Victor Brasil também avalia ser bastante oportuno à existência da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos/Virtuais, pois vai penalizar aqueles que utilizam as ferramentas da tecnologia para causar prejuízos financeiros, e, sobretudo, sociais ao outro. A rede social tem papel social imensurável para a informação e o desenvolvimento da sociedade, entretanto, sua finalidade muitas vezes é desviada podendo provocar sérios transtornos à vida alheia.