Alagoas

Procon Alagoas realiza fiscalização em mais de 160 lojas para o Dia das Mães

03/05/2018
Procon Alagoas realiza fiscalização em mais de 160 lojas para o Dia das Mães
Fiscalização é focada em lojas de roupas, calçados, maquiagem, perfumarias, bijuterias. Ascom Procon

Fiscalização é focada em lojas de roupas, calçados, maquiagem, perfumarias, bijuterias. Ascom Procon

Com a proximidade do Dia das Mães, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL), realizou uma mega operação em diversos estabelecimentos comerciais de Maceió e de Rio Largo. A ação, que teve início em 17 de abril e deveria ser encerrada em no dia 30, foi estendida para o início do mês de maio. Até o momento, 165 locais receberam a equipe do Instituto.

Os fiscais estão verificando itens como fixação visível dos preços, política de trocas, produtos expostos e clareza nas formas de pagamento. A fiscalização é focada em lojas de roupas, calçados, maquiagem, perfumarias, bijuterias, etc. Outro ponto verificado foi a existência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos.

Fiscalização é focada em lojas de roupas, calçados, maquiagem, perfumarias, bijuterias (Ascom Procon)

O diretor presidente do Instituto, Galba Novaes Netto, explica que o período de vendas aumenta muito na época e que por isso é importante a realização de uma força tarefa. “Viemos nas lojas que mais vendem no período para garantir que estão seguindo a legislação. Os locais irregulares foram autuados. Orientamos ainda que o consumidor sempre exija a nota fiscal no ato da compra, para que seja possível garantir seus direitos caso haja problemas futuros”.

No total, 165 estabelecimentos comerciais foram visitados, nos três shoppings da capital, calçadão do Comércio em Maceió e no centro de Rio Largo. Três locais foram autuados por falta de precificação e 11 com autos de constatação, com prazo de adequação de dez dias.