Geral

Prefeitura garante insulina Lantus a portadores de diabetes

21/05/2018
Prefeitura garante insulina Lantus a portadores de diabetes
0a16169b-0328-407d-8bf2-e7650d7c11f7
O prefeito Júlio Cezar se reuniu  ontem (19), com um grupo de mães que representa os 150 pacientes portadores de diabetes, de Palmeira dos Índios, e que necessitam tomar a insulina do tipo Lantus. A Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas garantiu que fez a licitação do medicamento que será  distribuído pela Farmácia Central do Estado, mas só deve chegar ao município no final do mês de junho. Na oportunidade, o prefeito tranquilizou as mães e disse que a Sesau vai restabelecer o estoque e que até lá o município vai ajudar enquanto o produto não chega.
Como o medicamento está em falta na Farmácia Central em Palmeira e, para evitar que as crianças fiquem sem fazer uso do produto, as mães foram pedir ao prefeito Júlio que fizesse uma segunda compra emergencial, enquanto aguardam a chegada na insulina. “O município já fez a compra e, em seguida, seremos ressarcidos pelo estado. Fizemos o pedido ao laboratório e vamos aguardar até a sexta-feira, dia 25, para tranquilizar estas mães. Mas a Sesau já providenciou sua licitação e, em junho, estaremos recebendo o medicamento, pois a licitação terminou se prolongando”, explicou o prefeito Júlio.
E continuou. “Mesmo sem a insulina Lantus fazer parte dos medicamentos de obrigação do município, não poderíamos deixar os pacientes, em sua maioria crianças, e que dependem dessa medicação para sua saúde, desassistidos. Com isso, podem ser evitados alguns problemas como cegueira, coma e até mesmo a morte. As mães podem ficar tranquilas porque não vamos deixar faltar esse medicamento. Quando o estado mandar a insulina, manteremos o estoque regularizado para que não falte o medicamento”, garantiu o prefeito Júlio Cezar.