Geral

Prefeitura de Palmeira entrega insulina Lantus a pacientes portadores de diabetes

25/05/2018
Prefeitura de Palmeira entrega insulina Lantus a pacientes portadores de diabetes

PHOTO-2018-05-25-13-28-47

O compromisso com a saúde também é uma das prioridades do Governo Júlio Cezar. Por isso, a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou hoje (25), a insulina do tipo Lantus aos portadores de diabetes do município, comprada emergencialmente para suprir as necessidades dos pacientes.

A entrega dos medicamentos aconteceu no auditório da Casa Museu Graciliano Ramos e contou com a presença do prefeito Júlio Cezar, da secretária municipal de Saúde Kátia Born, do procurador-geral do município Marcondes Oliveira e de um grupo de mães que representou os 150 pacientes que dependem do remédio.

Esta é a segunda vez que o governo municipal realiza a compra emergencial da insulina Lantus para os pacientes de Palmeira dos Índios. A última remessa foi enviada em janeiro de 2018 e a próxima está com previsão de chegada para o mês de junho. Diante da grande necessidade dos insulinodependentes é que o prefeito Júlio autorizou a compra. O prefeito também anunciou uma novidade: a abertura de uma farmácia central para atender a população, melhorando a distribuição de insumos, correlatos e medicamentos.

A presidente do Grupo a Vida é Doce Adriana Pereira agradeceu o apoio da gestão e o empenho em manter a medicação dos pacientes em dia. “Nós sabemos que não é responsabilidade da prefeitura em comprar essa insulina, mas diante do atraso com a entrega recorremos mais uma vez ao prefeito Júlio Cezar, que sempre esteve disposto a nos ajudar nessa luta. Agradecemos muito a todos os envolvidos”, disse Adriana.

A Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, responsável pela entrega da insulina Lantus nos municípios alagoanos, garantiu que já licitou o medicamento, que será  distribuído pela Farmácia Central do Estado no final do mês de junho. Na oportunidade, o prefeito tranquilizou as mães e disse que a Sesau vai restabelecer o estoque. A compra da insulina Lantus  pela Prefeitura de Palmeira garante o medicamento para ser utilizado por 90 dias. “Não poderíamos deixar os nossos pacientes sem a insulina Lantus. Não podemos deixar que o quadro de uma criança seja agravado e aconteça um óbito. Tivemos a sensibilidade de nos organizar para comprar este tipo de insulina, enquanto não chega a compra feita pelo estado, que já nos garantiu a licitação para a compra do produto”, explicou o prefeito Júlio Cezar.

E prosseguiu. “Na nossa farmácia não está faltando nenhum medicamento. A nossa intenção é abrir uma grande farmácia central para que lá possamos oferecer os medicamentos gratuitos, da fralda ao remédio de pressão, para os nossos pacientes. Quero dizer a todos vocês que estão presentes, e vieram receber a insulina Lantus, que vocês não estão sós. O nosso governo não deixará vocês sozinhos”, afirmou o prefeito Júlio Cezar.