Geral

Geração de energia a gás natural é solução para fugir do desabastecimento do diesel

25/05/2018
Geração de energia a gás natural é solução para fugir do desabastecimento do diesel

s geradores de energia movidos a gás natural estão se tornando cada vez mais presentes no comércio e na indústria graças aos seus inúmeros benefícios em relação aos modelos convencionais movidos a óleo diesel. Em Alagoas, hospital, supermercado e outros estabelecimentos já aderiram a uma alternativa para garantir a produtividade, economizar e fugir da instabilidade com o abastecimento do óleo diesel.

Ao se apresentar como solução mais confiável para os momentos de desabastecimento do óleo diesel no atual cenário nacional, o gerador a gás natural tem as vantagens da gestão da própria geração de energia sem os inconvenientes dos modelos convencionais. Uma delas é o seu fornecimento contínuo, já que não há necessidade de trocar estoque.

Segundo a distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, com os recentes aumentos no custo do diesel, a geração de energia a partir do gás canalizado se tornou uma opção extremamente vantajosa para grandes estabelecimentos industriais e comerciais, especialmente no horário de ponta – entre 17h30 e 20h30. Em relação à geração a diesel, o gás natural pode apresentar custos 50% menores nesse período.

“Além da economia, a geração de energia a gás natural promove mais segurança, comodidade e estabilidade, já que o combustível é fornecido por meio de tubulação direto para o ponto de consumo. Ele é capaz também de diversificar a matriz energética de grandes empreendimentos, conferindo maior independência e estabilidade no suprimento de energia elétrica”, destaca o gerente comercial da Companhia, Fabio Sousa.

Uma grande empresa alagoana adepta dos geradores a gás natural é a Milton Alves Indústria e Comércio, que agrega o Macarrão Pajuçara e outras marcas. O presidente do grupo, Marconi Alves, conta que a escolha pelo gás natural não foi por acaso. “Um dos pontos fortes do gás natural é o fornecimento contínuo para a fábrica, já que o combustível é entregue pela rede da Algás”, nota o empresário, acrescentando que, além da geração de energia, utiliza o gás natural para o aquecimento dos fornos da indústria.

“Com esse exemplo, em função da versatilidade do gás natural, indústrias, comércios, hotéis, hospitais e outros estabelecimentos podem garantir que suas atividades e produção não sejam interrompidas por conta da instabilidade do fornecimento a diesel, principalmente aqueles que demandam maior atividade e produção”, explica o gerente da Algás.