Alagoas

Espaço Inventiveiras aproxima público do artesanato genuinamente alagoano

09/05/2018
Espaço Inventiveiras aproxima público do artesanato genuinamente alagoano
Grupo de artesãs promove também oficinas gratuitas.Kaio Fragoso

Grupo de artesãs promove também oficinas gratuitas.Kaio Fragoso

As Inventiveiras estão levando a originalidade do artesanato genuinamente alagoano para o Maceió Shopping. A exposição, realizada no período de vendas do Dia das Mães, segue aberta até o próximo domingo (13), e conta ainda com diversas oficinas gratuitas para o público.

Um dos grupos com peças no Espaço Inventiveiras Pop Up é o Amor Caseado do município de Boca da Mata. Beneficiando aproximadamente 120 artesãs do município, o grupo é conhecido por seus bordados em itens de decoração como passadeiras, almofadas, poltronas, entre outros itens.

Para a artesã do grupo, Juçara Texeira, participar da exposição promove a divulgação do trabalho das artesãs do seu município, além do espaço proporcionar um ambiente favorável às vendas na data comemorativa ao Dia das Mães. “Essa exposição é bastante motivadora, estamos vendendo bem e quando a gente não comercializa, o pessoal pega o nosso contato e sempre recebemos dezenas de encomendas”, avalia Juçara.

Grupo de artesãs promove também oficinas gratuitas

Com apoio do projeto de incentivo à comercialização do artesanato, desenvolvido pelo Governo de Alagoas, o Alagoas Feita à Mão, o Espaço das Inventiveiras conta com o mobiliário utilizado nas feiras de exposição dentro e fora do Estado. O evento é realizado também em parceria com o Sebrae.

Para a artesã convidada a participar do Espaço Inventiveiras, Mari Assis, o Alagoas Feita à Mão amplia a visibilidade do trabalho artesanal alagoano.

“Afinal são 14 mil artesãos e estamos aqui representando parte dessa totalidade de profissionais”, pontua Mari, que já participou de feiras de artesanato fora de Alagoas com suas mandalas, por meio dos editais divulgados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Já para a artesã Ana Cláudia, da marca do Lado de Cá, também convidada a integrar o Espaço, o Alagoas Feita à Mão ajuda na hora de expor e comercializar. “Por meio da Sedetur, contamos com todo um cuidado de nos mostrar a melhor forma de expor e divulgar nosso trabalho”, complementa Ana.

 A aposentada Vânia Ferreira, 74 anos, e a sua filha, a gestora de marketing, Amanda Santos, 34 anos, compareceram a feira com objetivo de encontrar peças de decoração. “É um evento muito legal, onde a gente encontra coisas lindas e proporciona uma maior proximidade com do artesanato com o público no geral, que já estamos um pouco saturados dos produtos comercializados em larga escala”, avalia a consumidora Amanda.

Oficina

É com esse objetivo de aproximar o público do artesanato, que as inventiveiras estão promovendo uma série de oficinas no Maceió Shopping. Uma delas foi a de embalagens com a designer de acessórios, Solange Arruda.

Grupo de artesãs promove também oficinas gratuitas

“A gente escolheu temas para as oficinas que sejam mais comuns, fáceis de aprender e assim os participantes obtenham êxito no que estão fazendo. Além disso, queremos gerar um vínculo maior do público com a arte, não só consumir, mas também se sentir parte do material produzido. Um evento de artesãos tem que pensar nesse lado das pessoas”, explica Solange.

Uma das participantes da oficina foi a Gleide Vanderlei, de 73 anos. Para ela, a experiência é uma forma de entender melhor os processos e aprimorar um dos seus hobbies, que é produzir arranjos para presentes. “Escolhi participar das oficinas, pois gosto de fazer esses trabalhos manuais e de confeccionar arranjos para presentes para dar a amigos e familiares”, explica Gleide.

A programação de oficinas do Espaço Inventiveiras Pop Up segue até a próxima quinta-feira (10). Confira a programação logo abaixo:

Quarta-feira (09)

Tema: Noções Básicas do bordado Filé com Petrúcia Lopes

Horário: Das 18h às 20h

Público alvo: A partir de 12 anos

Quinta-feira (10)

Tema: Ponto Ajour com Amor Caseado por Edineuza Texeira

Horário: Das 14h às 15h

Público alvo: Crianças e adolescentes