Geral

Em solenidade com o vice-governador do Estado, alunos do Ifal Palmeira recebem medalhas

17/05/2018
Em solenidade com o vice-governador do Estado, alunos do Ifal Palmeira recebem medalhas

Premiação

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, vem ao longo dos seus 24 anos colecionando uma série de medalhas, através dos seus alunos e do trabalho desenvolvido por seu corpo docente. Nesta quarta-feira, 16, mais duas entraram para a coleção do campus, já que durante solenidade realizada no Palácio República dos Palmares, os alunos Pedro Henrique do Nascimento e Paulo Victor Pereira receberam medalhas de prata pelo bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2017 estadual.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e contou com a participação do vice-governador do Estado, Luciano Barbosa e da titular da pasta de Educação no Estado, Laura Sonza. O Ifal Palmeira esteve representado pela diretora-geral, Ana Quitéria Menezes e pela professora de Física, Geovana Webler – responsável pela preparação dos alunos para a prova.

Questionados sobre o reconhecimento quanto à premiação, eles se dizem recompensados. “Este é o resultado do nosso esforço. Não foi fácil! Estudamos e nos dedicamos bastante, além de ter participado do programa de Monitoria do campus, em que pude aprender a disciplina ensinando para outros alunos”, diz Paulo, do 3º ano de Edificações. Ele ainda acrescenta a importância de Geovana nesta conquista: “ela esteve com a gente no nosso dia a dia. Com certeza foi um dos motivos que nos levaram ao prêmio”, lembra.

Pedro Henrique, também de Edificações, conta que seu universo escolar está envolvido com a área de exatas, principalmente com a Física. Para ele, ser medalhista de prata foi uma surpresa.

Adoro Matemática, mas como Física envolve também uma parte desta disciplina, eu acabo me identificando. A preparação consistiu em resolução de provas das edições anteriores, indicadas por Geovana. Não pensei que fosse ganhar, então, sem dúvidas, é algo que me deixa bastante feliz” ressalta Pedro.

O próximo passo para Paulo é a participação na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que será realizada no campus, nesta sexta-feira, 18. “Foquei em assuntos relacionados ao Ensino Médio, englobando a Física, Matemática e Geografia. A nota é que dirá se estava preparado ou não”, brinca o garoto.

Na OBFEP, Alagoas teve 4 medalhistas de ouro na etapa nacional, ficando atrás apenas do estado de São Paulo, que conquistou 5 medalhas de ouro. A rede de ensino alagoana contou ainda com 16 pratas e seis bronzes.

As inscrições para a edição 2018 da OBFEP estão abertas até o dia de 02 de junho. Mais informações pelo endereço http://www.sbfisica.org.br/~obfep/. As provas da primeira fase acontecem no dia 14 de agosto.