Geral

Em BH, São Paulo bate o América-MG por 3 a 1 e ganha a primeira fora de casa

27/05/2018

O São Paulo acabou com duas longas esperas neste domingo graças à vitória por 3 a 1 sobre o América-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O time ainda não tinha vencido fora de casa nesta competição – agora conseguiu. E depois de duas temporadas seguidas em que lutou contra o rebaixamento, o clube entrou no G-4 da competição, com 13 pontos, e começa a criar expectativas.

O São Paulo se empenhou na busca pela primeira vitória fora de casa pelo Brasileirão e começou o jogo em ritmo forte. Um contra-ataque bem armado, aos sete minutos, começou com Nenê, teve assistência de Everton e acabou com o gol de Diego Souza. Era um começo seguro e promissor.

Porém, como o América-MG empataria quatro minutos depois, com Rafael Moura, deixou o jogo equilibrado e com um recado do quanto o objetivo são-paulino seria difícil. Ainda mais porque a partida ficou muito disputada depois. Como os dois times marcavam mal no meio de campo, os espaços apareciam com facilidade e as equipes tinham boas chances.

O América-MG conseguiu outras duas finalizações perigosas antes do intervalo com Rafael Moura. O São Paulo perdeu posse de bola, porém contou com a boa presença do goleiro Sidão e a efetividade no ataque. No lance final da primeira etapa, o tradicional empurra-empurra dentro da área rendeu um pênalti no zagueiro equatoriano Arboleda. Nenê converteu e recolocou o time na frente em Belo Horizonte.

Como a postura deu certo, o São Paulo tentou manter a cartilha no segundo tempo. A estratégia era administrar a vantagem com a espera pelo América-MG. O time da casa tinha a bola e encontrava espaços, mas carecia de qualidade para finalizar. Uma saída erra de Sidão, por exemplo, terminou com a cabeçada de Serginho para fora, mesmo com o gol vazio.

A falta de vitórias fora de casa como visitante na temporada não tirou a confiança do São Paulo. A equipe parecia segura da estratégia de saber suportar a pressão e procurar definir o jogo. Aos 15 minutos, o time sofreu falta em uma contra-ataque. Nenê cobrou com precisão, como nos melhores tempos de Rogério Ceni, e ampliou para 3 a 1.

Depois disso, a partida ficou sob domínio do São Paulo. A equipe não correu mais tanto riscos e controlou o jogo como se apreciasse o esperado resultado de ganhar como visitante. Uma sensação merecida. A primeira vitória fora de casa veio com uma atuação convincente e justamente diante de um adversário que tinha 100% de aproveitamento como mandante no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG 1 x 3 SÃO PAULO

AMÉRICA-MG – Jori; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Giovanni; Leandro Donizete, Juninho, Aderlan (Ademir) e Serginho; Luan (Ruy) e Rafael Moura (Judivan). Técnico: Enderson Moreira.

SÃO PAULO – Sidão; Militão, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Hudson, Araruna (Valdivia), Nenê e Éverton; Diego Souza (Trellez). Técnico: Diego Aguirre.

GOLS – Diego Souza, aos 7, Rafael Moura, aos 11, e Nenê (pênalti), aos 47 minutos do primeiro tempo; Nenê, aos 15 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Aderlan, Giovanni e Ademir (América-MG); Hudson, Bruno Alves e Militão (São Paulo).

ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araújo (RJ).

RENDA – R$ 64.570,00.

PÚBLICO – 4.360 pagantes.

LOCAL – Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).

Autor: Ciro Campos
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.