Geral

Defesa Civil Estadual pede criação de Secretaria Municipal de Defesa Civil, em Palmeira

10/05/2018
Defesa Civil Estadual pede criação de Secretaria Municipal de Defesa Civil, em Palmeira

IMG-20180510-WA0059

O prefeito Júlio Cezar recebeu hoje (10), na prefeitura, a visita do comandante do Grupamento de Bombeiros Militar de Palmeira dos Índios Major Jonatham Oliveira e do Sargento Martins. A partir de um pedido feito pelo coordenador Estadual da Defesa Civil Major Moisés Pereira de Melo, eles discutiram sobre a criação da Secretaria Municipal de Defesa Civil de Palmeira, para que o município seja inserido nas políticas públicas estaduais e federais, inclusive com captação de recursos.

Além de mobilizar a população em caso emergência e calamidades públicas, a Defesa Civil também pode agir preventivamente em situações como: mapeamento de áreas de riscos, palestras e treinamento da população. “São várias atividades que executamos e a criação da Secretaria nos ajudaria em tudo isso, e principalmente, salvar vidas. Uma Defesa Civil instituída legalmente, e também estruturada, garante a segurança da coletividade, pois ela vai trabalhar com planos de prevenção e orientação à população, para que os riscos sejam minimizados”, disse o coordenador Estadual da Defesa Civil Major Moisés.

O prefeito, o major e o sargento reforçaram a parceria entre o município e a instituição, e vão somar esforços para instituir o órgão no município. Além disso, a conclusão das obras da nova Unidade Regional do Corpo de Bombeiros em Palmeira, e que também atenderá toda a região, já está sendo finalizada. “Nos momentos de crise, de calamidade e tragédias, a Defesa Civil está pronta para atuar. Temos áreas de encostas, morros que precisam de um cuidado especial e os Bombeiros estão oferecendo as instalações para que a Secretaria funcione lá e ajude em todo esse trabalho. Tudo isso a partir de um convênio que será minutado entre o município e o estado. Também estamos preparando a unidade para que o governador Renan Filho possa fazer esse anúncio e a entrega oficial na nova sede à população, que já está sendo finalizada”, explicou o prefeito Júlio Cezar.

E continuou. “Não podemos deixar de destacar o trabalho que o Corpo de Bombeiros tem feito em Alagoas. Das instituições públicas, é a melhor avaliada e tem grande respeito da totalidade da sociedade. Aqui em Palmeira, eles têm feito um grande trabalho. Quero agradecer ao Governo do Estado e elogiar o trabalho do Corpo de Bombeiros em toda a região de Palmeira. Eles não medem esforços. É na seca, na hora da tragédia, da festa, na hora de orientar e de fiscalizar. É uma instituição amiga dos alagoanos, parceira de todos nós e o município está pronto para ajudar”, finalizou o prefeito Júlio Cezar.