Geral

Caps promove mobilização no Mês da Luta Antimanicomial, em Palmeira

16/05/2018
Caps promove mobilização no Mês da Luta Antimanicomial, em Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), promovem nesta quinta-feira (17), uma mobilização em alusão ao Mês da Luta Antimanicomial. O encontro será às 9h, na Praça do Skate.  Além da mobilização, haverá palestras sobre saúde mental em algumas escolas das redes municipal e estadual do município.

O dia 18 de maio marca o início da reforma do sistema psiquiátrico brasileiro e o Dia da Luta Antimanicomial, que passou por uma série de denúncias sobre abusos cometidos em instituições psiquiátricas, em meados da década de 70.

Os CAPS, criados em 1992, são serviços públicos oferecidos em unidades regionais, que ofertam tratamentos intensivos, semi-intensivos e não intensivos. Um dos objetivos é o ressocialização do paciente na sociedade. Se houver necessidade de internação , o próprio CAPS encaminha o paciente para leitos de saúde mental em hospitais que oferecem o serviço em curto prazo.

Fruto do movimento pelo fim das internações compulsórias, o CAPS tem como ferramentas o atendimento individualizado, com rodas de conversa, oficinas artísticas e o tratamento terapêutico individual e em grupo. Busca-se oferecer um tratamento ambulatorial mais humanizado, no lugar de hospitais psiquiátricos e longas internações.

Em Palmeira dos Índios, há duas unidades: Caps AD Espaço Renascer, para o tratamento de álcool e outras drogas, e o Caps Osvaldo Silva, que assiste pessoas que apresentam transtornos psíquicos.