Artigos

Sonhos realizados

13/04/2018
Sonhos realizados

“Aos vinte dias do mês de julho do ano mil novecentos e setenta e nove no salão do Aeroclube realizou-se a sessão solene e histórica em que o Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal Enéas Simplício Brandão houve por bem sancionar a lei que instituiu a Fundação de Ensino Superior Mons. Tobias, entidade responsável pela Faculdade de Ciências Humanas de Palmeira dos Índios.
Á guisa de prelúdio, houve um número de ginástica rítmica, feito por um grupo de alunos do Colégio Estadual Humberto Mendes. Em seguida, o coral batista apresentou alguns números pelo que foi muito aplaudido.

O Padre Jorge Tobias de Freitas, presidente da Comissão Organizadora da Fundação, usou da palavra, mostrando que a união das lideranças ensejou este marco histórico, chantado em terras palmeirenses.

O historiador Luiz Torres, mostrou seu contentamento com a criação do Ensino Superior em Palmeira dos Índios.
O cônego Teófanes Augusto de Barros congratulou-se com o entusiasmo das lideranças da cidade. Dr. Paulo Bezerra, presidente da Câmara de Vereadores; o deputado Francisco Pimentel; o vice Prefeito Denício Calixto, em nome do Deputado Emílio Silva, ausente por motivos profissionais, falaram sobre o evento.

A Secretária da Prefeitura Municipal procedeu à leitura da lei que autoriza a criação da Fundação Monsenhor Tobias. Logo após, o prefeito assinou, sancionando, portando, a lei em apreço. O Sr. Enéas Simplício, prefeito, disse alto e bom som de sua alegria pelo ensino superior que se oferecerá aos jovens desta terra.”

Até aqui está o registro de uma ata. O Padre Jorge agradeceu a presença de todos. Não foi lida a ata pois a sessão foi dada por encerrada.
Como se sabe, hoje em Palmeira dos Índios, como em várias cidades alagoanas, funcionam vários cursos de ensino superior. Não faz muito tempo, que numa localidade do interior de Palmeira dos Índios, quando tive oportunidade de conversar com algumas pessoas. Eram pessoas de várias idades.
Senti a alegria de muita gente. Interessado em descobrir o “modus vivendi” daquelas pessoas, vi uma adolescente e perguntei se ela sabia ler um texto que tinha comigo. Eis a pergunta: Sabe ler? Frequenta alguma escola?

A verdade é que ouvi surpreso esta resposta: Estudo na faculdade. Não se trata de uma faculdade na capital. Já faz alguns anos que está instalada na cidade de Palmeira dos Índios.
Como é bom perceber que os sonhos, de pessoas bem intencionadas, de uma forma ou de outra, estão concretizados no presente. Na verdade muita coisa boa, na atualidade, veio de sonhos quase utópicos nos tempos de outrora!

Já dizia Pascal (1623-1662) em “Pensamentos”: O homem é feito visivelmente para pensar; é toda a sua dignidade e todo o seu mérito; e todo seu dever é pensar certo”.
Por sua vez disse Victor Hugo (1802-1885): Amo os homens que pensam, mesmo aqueles que pensam de maneira diferente de mim. Pensar já útil; é sempre e em todo caso fazer um esforço para atingir Deus.

Como já estamos no ano das eleições, pensemos em quem vamos votar. Os meus candidatos querem trabalhar para o povo ou embolsar mais do que é devido?.
Como é bom tomar conhecimento de que o nosso candidato, que foi eleito, trabalha para o “bem do povo e felicidade geral da nação!”