Geral

Seris promove ação de saúde em delegacia de Arapiraca durante Governo Presente

06/04/2018
Seris promove ação de saúde em delegacia de Arapiraca durante Governo Presente
600697bf0edc3141f465dfc312189a8a_L

Governo Presente assegura dignidade no cumprimento das penas. Jorge Santos

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) segue trabalhando para garantir melhorias nos municípios do interior do Estado e efetivar sua política de reintegração social. Durante a 9ª edição do Governo Presente, servidores e custodiados da Delegacia Regional de Polícia de Arapiraca foram beneficiados com atendimento social e de saúde, nesta sexta-feira (6).

A ação foi executada por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e médicos. Ao todo, a equipe multidisciplinar da Seris composta por 30 profissionais atenderam, aproximadamente, 140 custodiados. O atendimento contou com o apoio dos agentes penitenciários do Grupamento de Escolta, Remoção e Intervenção Tática (Gerit), que garantiram a segurança do trabalho.

Os apenados passaram por testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites virais, além da aferição da pressão arterial e imunização contra tétano, hepatite B e C, H1N1 e tríplice viral. Ao final dos atendimentos, os custodiados ainda receberão kits com produtos de limpeza e de higiene pessoal.

A gerente de Saúde da Seris, agente penitenciária Larissa Vital, lembra que a iniciativa também otimiza o atendimento no cárcere. “Boa parte dos custodiados das delegacias será transferida para os presídios. Como já realizamos esses atendimentos, no momento da transferência já teremos ciência dos problemas e faremos as intervenções necessárias”, explica.

“Ofertamos também os mesmos procedimentos [testes e imunizações] para os servidores da delegacia, pois esses profissionais merecem uma atenção especial já que trabalham diariamente em um ambiente de tensão constante. Nessas condições, o trabalho de prevenção e detecção precoce dos agravos de saúde é muito importante”,  conclui Vital.