Alagoas

Seduc promove a Semana Alagoana da Voz para professores

17/04/2018
Seduc promove a Semana Alagoana da Voz para professores
Oficina ensina técnicas para cuidar da voz (Fotos: José Demétrio)

Oficina ensina técnicas para cuidar da voz (Fotos: José Demétrio)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promovem, este mês, a Semana Alagoana da Voz, voltada para professores da rede pública e privada. A programação teve início nesta segunda-feira (16) e prossegue até o próximo dia 26 de abril com o tema ‘Seja amigo da sua voz’. A ação conta com a parceria da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e ecretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest).

 

O programa, que acontece concomitante com a Semana da Saúde na Educação, faz parte do Programa Voz que Ensina, que já existe há algum tempo e abrange escolas de todas as Gerências Regionais de Educação do Estado. Um trabalho preventivo cuja proposta é passar orientações vocais para os servidores da Educação para que eles previnam possíveis problemas de saúde decorrentes da voz.

 

A fonoaudióloga da Superintendência de Valorização de Pessoas da Seduc , Rayné Melo, explica que o programa foi instituído em 2011, após uma lei inserida no Programa de Atenção e Vigilância à Saúde Vocal do professor da rede estadual de ensino.

 

“O programa contempla vários órgãos da Seduc, em caráter preventivo, que são as oficinas de voz. Por isso foi instituído o Programa Voz que Ensina, que contempla também a perícia médica, onde dois peritos trabalham na readaptação do servidor  para os casos de disfonia, que são alterações da voz”, relatou Rayné.

 

Os professores diagnosticados com disfonia, após receberem atendimento com o laudo do otorrino e com um relatório do fonoaudiológico, passarão por um período de readaptação de 120 dias.

 

Confira a programação da Semana Alagoana da Voz

 

17/04 (Terça-feira)

Horário: 9h

Local: Escola Estadual Theonilo Gama, Maceió – Oficina de Voz

 

18/04 – (Quarta-feira)

Horário: 9h – 16h)

Local: Secretaria da Educação, (Cepa – Área 13º Gere)

Orientações à comunidade escolar

Horário: 14h

Local: Escola Estadual Rotary, Maceió – Oficina de Voz

 

19/04 (Quinta-feira)

Horário: 9h

Local: Escola Estadual Pedro Reys – Igreja Nova

Oficina de Voz e Colégio Marista – Maceió  – Plantão da Voz

 

24/04 (Terça-feira)

Horário: 9h

Local: Secretaria Municipal de Educação de Murici – Oficina de Voz

 

26/04 (Quinta-feira)

Horário: 8h30

Local: Escola Municipal Prefeito Benício Ferreira – Povoado Pé Leve – Limoeiro de Anadia) – Palestra Saúde Vocal.