Geral

Secretaria de Saúde inicia reavaliação médica de pacientes glaucomatosos, em Palmeira

27/04/2018
Secretaria de Saúde inicia reavaliação médica de pacientes glaucomatosos, em Palmeira

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a partir desta sexta (27) será dado início às consultas de revisão dos pacientes que realizaram o recadastramento do glaucoma, há dois meses. Os pacientes deve procurar a clínica na qual realiza tratamento para se informar acerca do dia da consulta. As consultas serão realizadas na Clínica Osório Cardoso, onde uma equipe capacitada estará recebendo de 15 a 30 pacientes por dia, até o fim do mês de maio.

Todos aqueles que realizaram o cadastro farão a consulta oftalmológica. Na fase de recadastro, Palmeira cadastrou apenas os glaucomatosos residentes no município. Nessa fase de consulta médica o município atenderá todos da 8ª Região de Saúde, num total de 2.279 pacientes que dependem do colírio ofertado pelo Ministério da Saúde. Palmeira dos Índios é o terceiro, depois de Maceió e Arapiraca, com maior número de pacientes com glaucoma, pois também atende a outros 7 municípios da 8ª Região.

Na última quarta (18), o prefeito Júlio Cezar e a secretária municipal de saúde Kátia Born estiveram em Brasília para uma reunião com o Ministério da Saúde para, juntos, encontrarem uma solução de continuar com a assistência médica aos pacientes assistidos pelo Programa. A proposta, encaminhada pelo deputado federal Artur Lira ao MS foi de que o Ministério libere os recursos de R$ 3 milhões, para garantir a continuidade do Programa em Alagoas, enquanto acontece a licitação para a compra dos colírios por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL). O pedido foi acatado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS Marco Fireman.