Geral

Programa Melhor em Casa: há 6 anos presta atenção domiciliar em Palmeira dos Índios

06/04/2018
Programa Melhor em Casa: há 6 anos presta atenção domiciliar em Palmeira dos Índios

O Programa Melhor em Casa é um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa para chegar até uma unidade de saúde. O Programa também é  destinado para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o tratamento. A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evita hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções, além de o paciente estar no aconchego do lar.

Em Palmeira dos Índios, o programa foi instituído em junho de 2012, por meio da Portaria nº 2.527, de 27 de outubro de 2011. Com uma equipe de 13 profissionais o Programa assiste 74 pacientes. O Melhor em Casa também segue a Portaria n° 825, de 25 de abril de 2016, cap. 1, art. 2°, § II que define o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) como serviço complementar aos cuidados realizados na atenção básica e em serviços de urgência, substitutivo ou complementar à internação hospitalar.

O SAD tem como objetivo a redução da demanda por atendimento hospitalar ou do período de permanência de usuários, a desinstitucionalização e a otimização dos recursos financeiros e estruturais da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

A coordenadora do Melhor em Casa Thais Cavalcante salienta a importância das pessoas conhecerem e se informarem acerca do Programa. “É essencial que as pessoas conheçam o Programa e saibam quais os nossos serviços e como é o nosso fluxo de atendimento, pois algumas pessoas pensam que é tipo um home care, que tem a obrigação de atender todo e qualquer paciente. Estamos de portas abertas para esclarecimentos”, pontua Thais.

O Programa visa a oferta de um atendimento qualificado e humanizado da atenção à saúde e a preservação dos vínculos familiares. Desenvolve a ampliação da autonomia dos usuários e familiares para o cuidado à saúde, a redução dos períodos de internação hospitalar e a redução da demanda por atendimento hospitalar.