Cidades

Professor Edvaldo Nascimento é empossado na Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA)

20/04/2018
Professor Edvaldo Nascimento é empossado na Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA)

ed 2

Na noite do dia 13 de abril, a Academia de Letras de Paulo Afonso (ALPA) realizou solenidade de posse dos novos membros correspondentes. Entre os empossados estava o professor Edvaldo Nascimento, depois que teve seu nome aprovado pelos integrantes da Academia de Letras. Ele é autor do livro Delmiro Gouveia e a Educação na Pedra, tem vários artigos publicados em livros e prefaciou uma dezena de outros.

Durante o seu discurso, Edvaldo, que é natural de Paulo Afonso mas reside em Delmiro há 30 anos, falou sobre a integração promovida pela ALPA e a valorização dos escritores que moram em outras cidades, mas têm Paulo Afonso como uma referência para desenvolver sua arte. “Eu considero esta integração extremamente importante, porque Paulo Afonso é uma cidade de referência, na qual eu me orgulho de ter nascido. Como membros correspondentes da Academia de Letras, nós teremos oportunidade de interagir, trocar informações, e assim, divulgar a história da cidade e da região”, ressaltou.

O evento teve ainda a posse dos membros Edson Mendes, Jaime Jackson, Luiz Rubem e Murilo Brito. A solenidade foi marcada por reencontros de amigos e apresentação do violonista Rafael di Oliveira e do Coral Chesf. O presidente da ALPA, Antônio Galdino, ressaltou que ‘dos cinco membros correspondentes que tomaram posse, alguns são naturais de Paulo Afonso e outros, embora vindos de outras cidades, possuem o Título de Cidadão Pauloafonsino, concedido pela Câmara Municipal, em reconhecimento pela contribuição que deram à cultura da cidade, no período em que aqui moraram’.  “Apesar de residirem atualmente em outras cidades e até em outras regiões mais distantes, todos continuam sendo cidadãos pauloafonsinos, e, portanto, merecem fazer parte da nossa Academia de Letras”, disse Galdino.

A solenidade reuniu dezenas de convidados, entre familiares dos empossados, autoridades de Paulo Afonso e região, secretários municipais e vereadores. O Professor Edvaldo Nascimento ocupa a cadeira de nº 30 que tem como patrono o poeta alagoano Jorge de Lima.

Atualmente, em parceria com a antropóloga Luitgarde Oliveira Cavalcante Barros, Edvaldo Nascimento organiza a publicação fac simile da coleção do Jornal Correio da Pedra. Doutorando em Teoria e História da Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, com estágio de doutoramento intercalar no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Possui mestrado em educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Especialização em Psicopedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Como pesquisador tem atuado nos seguintes temas: Educação, História da Educação, Desenvolvimentismo em Educação, Educação e Cultura no Sertão. Também pesquisa a trajetória do industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia.

ed 1