Geral

Prefeitura de Palmeira encerra atividades no lixão do município

06/04/2018
Prefeitura de Palmeira encerra atividades no lixão do município

a0a9a26c-0a86-42de-bc92-9ccbed762de5

A Prefeitura de Palmeira dos Índios encerrou ontem (5) as atividades no lixão do município. A desativação do maior lixão em funcionamento no Estado de Alagoas cumpre a Lei Federal 12.305/10 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual, e em defesa do meio ambiente. Na ocasião, também foi realizada a assinatura do contrato com a Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Craíbas, local para onde será destinado o lixo produzido em Palmeira, até que seja implantada a Estação de Transbordo da cidade.

Para o diretor presidente do Instituto do Meio Ambiente Gustavo Lopes o encerramento do lixão de Palmeira é um marco histórico para Alagoas. “Este momento é um marco para Alagoas, que antes só tinha um lixão encerrado e agora encerraremos o maior lixão aberto do estado. Estou muito feliz com o trabalho do prefeito Júlio e da secretária Anna Luísa. A Prefeitura de Palmeira vai fazer um ecoponto para o descarte regular do lixo, e nós, do Ima, garantimos fazer mais outro aqui. O prefeito Júlio está de parabéns e estamos felizes de estarmos aqui, hoje, neste momento tão importante”, destacou Gustavo Lopes.

O promotor de Justiça José Antônio Malta Marques, disse que hoje seria um dia para percorrer o município de Palmeira e entregar flores brancas para todas as famílias. “Isso seria para demonstrar que há vida e saúde com o encerramento do lixão. Neste momento histórico para Palmeira, vimos as nuvens valsar no céu como se fossem em agradecimento ao prefeito Júlio pelo encerramento desse lixão. Em nome do dr. Alfredo Gaspar de Mendonça, que tem um carinho muito grande ao prefeito Júlio e a essa terra. o do Ministério Público Estadual, parabenizo por este dia tão importante”, falou o promotor.

Emocionada, a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Anna Luísa França falou que foi preciso muito esforço para que o município, finalmente, encerrasse as atividades do lixão. “Hoje é um dia muito feliz e emocionante, pois cumprimos uma etapa desta missão que nos foi dada com muita luta e trabalho. É impossível eu não me emocionar porque sei o quanto cada família que trabalha com a reciclagem precisa deste local. Mas ele não poderia mais funcionar, pois a lei exige a desativação e também nos preocupamos com a qualidade de vida das pessoas”, afirmou a secretária.

O prefeito Júlio Cezar agradeceu a presença de todos e o esforço da equipe técnica da Semarhpi que tanto contribuiu para que as atividades no lixão fossem encerradas. “O Ministério Público sempre nos apoiou e nos incentivou e respeitou os nossos prazos para que o lixão fosse encerrado. Estamos desativando o maior lixão a céu aberto do estado, em atividade. Queremos tranquilizar as famílias que viviam do lixão que nós não vamos desamparar os catadores. Nós vamos dar condições para que as famílias possam continuar trabalhando e ganhando seu dinheiro e não vamos desampará-las. Também faremos todo um trabalho social e educativo com a população. Vamos devolver à natureza o que ela sempre nos deu, encerrando o lixão. É mais saúde para as famílias que poderão respirar melhor e viver livre de pragas e doenças”, finalizou o prefeito Júlio.