Geral

Obra do Canal do Sertão aumenta em 95,5% número de trabalhadores

18/04/2018
Obra do Canal do Sertão aumenta em 95,5% número de trabalhadores
Canal do Sertão registra crescimento na geração de emprego no Estado. Ascom

Canal do Sertão registra crescimento na geração de emprego no Estado. Ascom

A maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas também registra avanço na geração de emprego e renda para o Estado. A construção do Canal do Sertão, que até sua conclusão contará com 250 km de água, e beneficiará mais de um milhão de pessoas em 42 cidades alagoanas, passa a contar com o aporte de mais de 780 trabalhadores nas frentes de trabalho.

De janeiro até abril deste ano o número de trabalhadores subiu de 400 para 782 empregos diretos para profissionais da construção civil, o que representa um aumento de 95,5%. O canal segue viabilizando novas interligações a sistemas coletivos de abastecimento, intensificação de políticas públicas de combate à seca e avanço de culturas irrigadas de pequenos e médios produtores. Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Fernando Fortes Melro, o progresso é significativo.

“Na contramão da crise, o Estado ancorou recursos que garantiram a abertura de novas frentes de trabalho e a geração imediata de empregos diretos para os sertanejos. Esse impacto positivo dará ainda mais fôlego e celeridade à obra, além de contribuir com o desenvolvimento econômico e social dessas regiões”, enfatiza o gestor da pasta.

De acordo com o superintendente especial de Infraestrutura Hídrica, Alzir Lima, a Seinfra tem adotado estratégias para que as entregas cumpram os prazos dentro da programação. “Até agora já temos concluídos os trechos I, II e III, e os trabalhos no trecho IV estão a todo vapor, com água tratada já até o km 110”, destaca Alzir.

Número subiu de 400 para 782 empregos diretos para profissionais da construção civil  (Ascom)

As etapas concluídas dos três primeiros trechos do Canal do Sertão totalizam 92,93 km, entregues com a água do Rio São Francisco, beneficiando diretamente mais de 180 mil alagoanos, que há anos sofriam com a seca.

O trecho IV está em execução, com avanço de 75% e, quando finalizado, beneficiará outros 43 mil moradores dos municípios de Senador Rui Palmeira e São José da Tapera.

Transformação

Para quem depende da construção civil para trazer sustento para toda a família, a notícia sobre o aumento de trabalhadores no Canal do Sertão foi reconfortante. É o caso do operário Ezequiel de Souza, que trabalha nos Serviços Gerais do Canal do Sertão, e agradece a oportunidade de não precisar mais viajar para outros estados em busca de emprego.

Número subiu de 400 para 782 empregos diretos para profissionais da construção civil  (Ascom)

“Primeiramente, agradeço a Deus e segundo ao Governo de Alagoas, que garantiu recursos para essa obra, que é tão importante para o Estado inteiro e vai levar água tratada para muita gente. Tenho certeza que vai ficar marcado para todos aqueles que participaram dessa obra”, disse o trabalhador.

Daniel da Silva é ajudante de obra e conta como era a realidade antes da vinda do Canal do Sertão. “Conheço muitas pessoas daqui que precisavam sair das suas cidades e procurar emprego. Deixavam em casa suas famílias e saíam sem rumo à procura de uma oportunidade. Mas agora, com a obra, todos os dias estão em casa. Com certeza o Canal do Sertão ajudou a mudar nossa vida”, comemora o ajudante.