Geral

Nível de atividade da indústria paulista sobe 0,8% em fevereiro

02/04/2018

O indicador de nível de atividade (INA) da indústria paulista avançou 0,8% em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, 2, pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp).

Sem ajuste sazonal, o indicador registrou alta de 1,3% em fevereiro ante janeiro, e avançou 6,3% em relação ao verificado em fevereiro de 2017. Na análise de 12 meses encerrados em fevereiro, houve alta de 6,5% em relação ao período anterior.

Em nota à imprensa, o segundo vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho, projetou um crescimento comedido do setor em 2018. “O resultado apresentado mostra a manutenção da expectativa de crescimento da atividade da indústria para 2018. Acreditamos em um crescimento gradual e moderado”, explicou.

Em relação ao uso da capacidade instalada, o nível médio de utilização em fevereiro com ajuste sazonal ficou em 75,7%, o que representa ligeira alta em relação a janeiro (75,1%). O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) em fevereiro de 2017 estava em 74,7% na medida com ajuste sazonal.

Sensor

A pesquisa Sensor, que tenta antecipar o resultado do mês corrente, fechou em 52,2 pontos em março, na série ajustada sazonalmente, com alta de 0,2 ponto ante o resultado de fevereiro, representando o décimo quarto mês consecutivo acima dos 50 pontos. A Fiesp/Ciesp aponta que leituras acima do patamar de 50 pontos indicam a expectativa de aumento da atividade industrial no mês.

Entre os indicadores que compõem o Sensor, a variável de vendas subiu 1,5 ponto em março, para 52,7 pontos. Já o indicador de emprego passou para 52,1 pontos, de 51,7 pontos em fevereiro. Por outro lado, o indicador de estoques recuou 3,3 pontos no mês, atingindo a marca de 47,4 pontos, o que indica estoques acima do nível desejado, esclarece a Fiesp. O indicador que avalia as condições de mercado recuou de 56,5 pontos em fevereiro para 55,9 pontos em marco.

Autor: Caio Rinaldi
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.