Geral

Hortas urbanas beneficiam as grotas do Rafael e do Arroz em Maceió

25/04/2018
Hortas urbanas beneficiam as grotas do Rafael e do Arroz em Maceió
Hortas comunitárias contam com a colaboração dos moradores das comunidades. Fátima Ramos

Hortas comunitárias contam com a colaboração dos moradores das comunidades. Fátima Ramos

O cultivo de plantas medicinais e nutricionais vem sendo incentivado em Maceió. As comunidades das grotas do Rafael e do Arroz são as primeiras beneficiadas pelo projeto “Varre Grota”. A iniciativa faz parte do Programa “Vida Nova nas Grotas”.

O projeto é executado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com Emater, Universidade Tiradentes (Unit), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), associações dos moradores da grota do Rafael e secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente.

Como explica Joyce Silva, doutora em Agronomia e Biologia, e professora de Nutrição da Unit, além de todos os benefícios nutricionais e medicinais que esse projeto irá proporcionar à comunidade, também vai despertar nela a importância de ter os alimentos sendo cuidados em casa.

De acordo com Liduína Alencar, engenheira agrônoma da Seagri, a horta tem como propósito incentivar o cultivo e a prática de produzir alimentos saudáveis, além de fazer o uso das plantas medicinais, condimentares, aromáticas e não convencionais em sua dieta.

Na primeira etapa do projeto estão sendo beneficiadas famílias das grotas do Rafael e do Arroz  (Fátima Ramos)

“Os moradores passam a cuidar no manejo da horta e irão multiplicar as mudas para distribuir com a comunidade, sem uso de agrotóxicos”, destaca Liduína.

Vanilda dos Santos, líder comunitária da Grota do Rafael, destaca a importância do projeto na sua comunidade e garante que o envolvimento dos moradores não vai faltar. “São plantas que vão beneficiar a saúde e alimentação dos moradores da comunidade”.

As mudas desta primeira etapa do projeto foram doadas pela Seagri e pela Ufal, em diversas espécies como  alface lisa e crespa, repolho roxo, repolho verde, cebolinha, tomate, pimentão, couve flor, alface, entre outros.

Entre as plantas medicinais e aromáticas, estão boldo, vick, hortelãs, cidreira, orégano, manjericão, terramicina, anador, orapro nobis, entre outros.