Cidades

Feira Agrária do Crédito Fundiário chega a Craíbas na quinta-feira (19)

18/04/2018
Feira Agrária do Crédito Fundiário chega a Craíbas na quinta-feira (19)
Atividade busca a valorização a agricultura familiar e da cultura local (Fotos: Helciane Angélica Santos Pereira)

Atividade busca a valorização a agricultura familiar e da cultura local (Fotos: Helciane Angélica Santos Pereira)

O município de Craíbas, situado na região do Agreste alagoano, receberá, pela primeira vez, a Feira Agrária do Crédito Fundiário, organizada pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), em parceria com a Prefeitura. A atividade acontecerá na Praça Manoel Ferreira (próximo à Rodoviária) na quinta (19) e sexta-feira (20), respectivamente, das 6h às 20h e das 6h às 14h.

Crédito Fundiário / Fotos: Helciane Angélica Santos Pereira

A Feira Agrária do Crédito Fundiário integra a programação das festividades dos 36 anos de emancipação política do município. Participarão agricultores familiares dos assentamentos Mãe Rainha, Nossa Senhora Aparecida e Padre Cícero – unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário de Craíbas; além de assentados convidados dos municípios de Joaquim Gomes e União dos Palmares, e representantes das comunidades quilombolas Carrasco e Pau D´Arco situadas no município de Arapiraca.

Serão comercializados produtos agrícolas, animais, artesanato, comidas típicas e doces caseiros. Também terá a programação cultural composta por declamação de poemas, carimbó, o grupo de danças The Dangerous, coral Anjos de Luz e o tradicional forró pé de serra, inclusive, com o sanfoneiro mirim Edu Lima.

Crédito Fundiário / Fotos: Helciane Angélica Santos Pereira

De acordo com o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, essas feiras itinerantes buscam fortalecer o escoamento da produção agrícola e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas unidades produtivas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).

“A feira movimenta as cidades, contribui para a valorização da agricultura familiar e da cultura local. Este ano, o Iteral já realizou a feira nos municípios de Chã Preta e Santana do Mundaú. A próxima será em maio, e está prevista para o município sertanejo de Delmiro Gouveia. Existem mais 14 municípios interessados e em processo de articulação”, destacou.

Crédito Fundiário / Fotos: Helciane Angélica Santos Pereira

Toda a gestão municipal de Craíbas encontra-se no engajamento da organização, a exemplo das Secretarias de Meio Ambiente, com a distribuição de mudas e o Cadastro Ambiental Rural (CAR); de Saúde, com orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e entrega de preservativos, testes de glicose e verificação de pressão arterial; e, também, a de Cultura e Educação, com as apresentações culturais e visita dos estudantes durante o evento.

“Tenho certeza que essa feira será um sucesso. Se as outras foram boas, agora, queremos fazer melhor. Quem ganha são os agricultores e, principalmente, a população”, exaltou o prefeito Ediel Leite.

PNCF

O Programa Nacional do Crédito Fundiário foi criado em 2003, pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Trata-se de uma ação complementar ao Plano Nacional de Reforma Agrária, sendo um instrumento para a democratização ao acesso à terra, combate à pobreza rural e consolidação da agricultura familiar.

Possui uma política de valorização às mulheres (PNCF Mulher), aos negros (Programa Terra Negra Brasil) e aos jovens de 18 a 28 anos (Programa Nossa Primeira Terra) e busca oferecer condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. Com os recursos é possível investir na construção da casa, preparar o solo, comprar implementos agrícolas e ter acompanhamento técnico.

Atualmente, existem em Alagoas 163 associações e 180 contratos individuais no programa; além de, aproximadamente, 3.500 famílias em unidades produtivas distribuídas em 48 municípios das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão.