Geral

Complexo Tarcizo Freire realiza atividades em alusão ao Dia Mundial do Autismo

04/04/2018
Complexo Tarcizo Freire realiza atividades em alusão ao Dia Mundial do Autismo

Visando trazer a temática do autismo para discussão, bem como, trabalhar para quebrar os preconceitos e barreiras que afetam diariamente as pessoas com deficiências, o Complexo Multidisciplinar de Equoterapia Tarcizo Freire está realizando nesta semana, atividades lúdicas para crianças e adolescentes assistidos pela instituição.

A ação acontece em grupos na “Onda Azul”, local preparado na sede da entidade, que oferta atendimento especializado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Na ocasião, profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas do Complexo, realizam trabalhos como pintura de mão, bolas com farinha de trigo, roda de conversa com pais e responsáveis, atividades motoras, acompanhamento médico, entre outras.

De acordo com a psicóloga Maria de Fátima, as atividades terapêuticas tem por objetivo, trabalhar a modulação sensorial (propriocepção, sistema tátil e visual) das crianças, além de chamar a atenção da família, em especial da sociedade para a importância da data, alertando sobre o combate ao preconceito e inclusão social.

O autismo é caracterizado por dificuldades na socialização, na comunicação e no comportamento. Os sintomas mais comuns são: dificuldades de relacionamento, movimentos repetitivos (balanço do corpo e dedos) e resistência às mudanças de rotina. A condição afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 2 milhões somente no Brasil.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007. A data é simbolizada pela cor azul, pois o autismo é mais comum em meninos.