Geral

Com time misto, São Paulo vence Paraná na estreia no Brasileirão

16/04/2018
Com time misto, São Paulo vence Paraná na estreia no Brasileirão
 gol da vitória foi feito pelo zagueiro Bruno Alves, de cabeça

gol da vitória foi feito pelo zagueiro Bruno Alves, de cabeça

O São Paulo conseguiu o objetivo mais importante da noite desta segunda-feira que era vencer na estreia do Campeonato Brasileiro ao derrotar o Paraná por 1 a 0, no Morumbi. Era fundamental ganhar em casa de um rival que volta à Série A depois de dez anos. A maneira como o triunfo foi construído, no entanto, deixou um sentimento de frustração na torcida. O gol da vitória foi feito pelo zagueiro Bruno Alves, de cabeça, mas o time não teve uma atuação consistente e correu riscos diante de 11 mil torcedores.

Depois de seis jogos consecutivos por mata-matas (Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana), o técnico Diego Aguirre enfrentou uma partida de um torneio por pontos corridos, o que teoricamente poderia trazer tranquilidade. Mas o time se mostrou nervoso na parte final do duelo.

Diego Aguirre escalou um time misto. Arboleda, Liziero, Petros e Tréllez foram poupados para o jogo de quinta-feira, contra o Atlético-PR, pela Copa do Brasil. Com isso, o público presente ao Morumbi viu jogadores que não vinham atuando, como Brenner, escalado pela primeira vez como titular pelo novo treinador. Na lateral esquerda, outra novidade: o treinador escalou Régis, lateral ambidestro que chegou do São Bento, para jogar por ali – diante do Rosario Central, pela Copa Sul-Americana, ele atuou pelo lado direito.

Com essa escalação modificada, o time teve dificuldades para se encontrar em campo. A primeira chance de gol surgiu após um escanteio. O goleiro Richard saiu mal, ficou vendido, mas Brenner tocou para fora. Foram poucos momentos mais agudos. No final do primeiro tempo, a equipe perdeu o ímpeto inicial e as jogadas ficaram mais lentas e previsíveis. A torcida tentou aquecer o time no mesmo tempo em que Aguirre pediu intensidade na beira do campo.

Cueva entendeu que os recados eram também para ele e acordou no jogo. Não brilhante, mas fez o que espera dele: o toque de criatividade. Perto dos 30 minutos, ele deu um passe entre as pernas do zagueiro e Lucas Fernandes chutou em cima do goleiro. Aos 36, o peruano teve participação ainda mais importante. Ele cobrou falta na pequena área e Bruno Alves desviou para abrir o placar.

Dez anos distante da Série A, os paranaenses deixaram evidente a estratégia de esperar atrás da linha bola e especular um contra-ataque. O time não se intimidou no Morumbi, mas não tinha força para incomodar o dono da casa. O técnico Rogério Micale, que conquistou a medalha de ouro com a seleção brasileira nos Jogos do Rio, vai lutar apenas para se manter na Série A com o Paraná.

No segundo tempo, o São Paulo ficou mais vívido no ataque graças à entrada de Valdívia no lugar de Lucas Fernandes. Não houve grandes chances de gol, mas o time se tornou mais dinâmico e menos previsível. O Paraná criou uma boa alternativa com Silvinho em cima do lateral Militão, pelo lado direito. Com isso, o jogo ficou perigosamente aberto para o time da casa. Cueva foi vaiado quando deu lugar para Nenê. E o São Paulo assegurou o triunfo magro na estreia.

Na segunda rodada, no domingo, o São Paulo vai visitar o Ceará, no Castelão. No mesmo dia, o Paraná receberá o Corinthians no Durival de Brito.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 x 0 PARANÁ

SÃO PAULO – Sidão; Militão, Rodrigo Caio, Bruno Alves e Régis; Jucilei, Hudson, Lucas Fernandes (Valdívia) e Cueva (Nenê); Brenner (Junior Tavares) e Marcos Guilherme. Técnico: Diego Aguirre.

PARANÁ – Richard; Alemão, Jesiel, Rayan e Mansur (Baez); Wesley Dias, Leandro Vilela (Thiago Santos) e Caio Henrique; Silvinho, Carlos Eduardo e Diego. Técnico: Rogério Micale.

GOL – Bruno Alves, aos 36 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Régis, Vilela, Thiago Santos, Junior Tavares, Militão

ÁRBITRO – Bráulio Machado (SC)

RENDA – R$ 338.295,00

PÚBLICO – 11.327 espectadores.

LOCAL – Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Autor: Gonçalo Junior
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.