Cidades

Alunos de Gestão Ambiental coletam lixo eletrônico no Campus Marechal durante mês de abril

18/04/2018
Alunos de Gestão Ambiental coletam lixo eletrônico no Campus Marechal durante mês de abril

lixo eletrônico_EBC

Sabe aquele lixo eletrônico que você não sabe onde jogar? Em Marechal Deodoro, durante todo o mês de abril, estudantes do curso superior em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) farão uma coleta personalizada desse material. Serão coletados aparelhos de pequeno porte que funcionem com energia ou bateria, como celulares, carregadores, cabos, liquidificadores, cafeteiras, microondas, mouse, teclado, entre outros.

O projeto, batizado de E-Lixo, faz parte da disciplina Projeto Interdisciplinar de Política Ambiental, orientada pela professora Sheyla Macedo. A professora já havia coordenado o projeto de extensão “A Reutilização de óleo de cozinha como estratégia de sustentabilidade”, reconhecido como uma das experiências mais exitosas do Ifal em 2016, coletando mais de quatro toneladas de óleo usado em bares e restaurantes da Praia do Francês.

Agora, o projeto E-Lixo pretende coletar o máximo possível de lixo eletrônico entre servidores e alunos do Ifal e também entre moradores de Marechal Deodoro. “É importante fazer o descarte correto dos eletrônicos porque eles são fabricados com substâncias que poluem o meio ambiente e podem causar danos à saúde, como chumbo, mercúrio e fósforo”, explica a estudante Juliana Costa.

Após o término do período de coleta, os materiais serão entregues à BioDigital, empresa alagoana especializada na destinação correta de resíduos eletrônicos. “Depois da entrega, receberemos um certificado, que vamos divulgar para a comunidade”, explica o aluno Nilberto Gomes. Também faz parte da equipe o aluno Gabriel Viana.

Para fazer a sua doação, basta entrar em contato com os estudantes, até o dia 27 de abril, pelo email [email protected] e agendar o melhor dia para a coleta no Ifal – Campus Marechal Deodoro.