Alagoas

Alagoas atinge a marca de 60 lixões encerrados em três anos

03/04/2018
Alagoas atinge a marca de 60 lixões encerrados em três anos

Oito lixões localizados nos municípios do alto Sertão alagoano foram encerrados nesta terça-feira (3), graças a um acordo firmado entre as prefeituras, representadas pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), e apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Os lixões encerrados estavam localizados nos municípios de Canapi, Mata Grande, Inhapi, Água Branca, Pariconha, Delmiro, Olho d’ Água do Casado e Piranhas.

À frente das negociações com os municípios desde 2015, quando assumiu a gestão da Semarh, o secretário Alexandre Ayres ressalta que o planejamento do Governo de Alagoas foi preponderante para que mais de 60 lixões fossem encerrados em mais de três anos.

“A Semarh entregou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, bem como o Plano Intermuncipal de Resíduos Sólidos. Esses documentos deram um norte aos municípios para que os lixões fossem encerrados, a coleta seletiva fosse implantada e as prefeituras compreenderam a importância dessa política. São mais de 60 lixões fechados em três anos de governo. Antes, apenas Maceió destinava corretamente os resíduos. A realidade agora é outra”, avalia o secretário Alexandre Ayres, que esteve presente no fechamento dos lixões na região do alto Sertão.

A partir de agora, as prefeituras que encerraram as atividades dos vazadouros públicos passam a encaminhar os resíduos gerados para o aterro sanitário Cigres, localizado no município de Olho d´Água das Flores.

Aterro e CTR

Com os encerramentos dos lixões, os municípios passaram a enviar a produção de resíduos para os aterros sanitários e centrais de tratamentos, as CTRs. O aterro Cigres recebe os resíduos de Olho d´Água das Flores; Batalha; Senador Rui Palmeira; Carneiros; Monteirópolis; São José da Tapera; Olivença; Santana do Ipanema; Belo Monte; Pão de Açúcar; Maravilha; Palestina; Cacimbinhas; Dois Riachos; Major Isidoro; Poço das Trincheiras; Ouro Branco; Jacaré dos Homens; e Jaramataia.

A Central de Tratamento de Resíduos de Craíbas está recebendo a produção de Arapiraca; Limoeiro do Anadia; Coité do Nóia; Igaci; Taquarana; Craibas; São Sebastião; Lagoa da Canoa; Junqueiro; Feira Grande; Girau do Ponciano; Olho d’Água Grande; Paulo Jacinto; Traipu; Campo Alegre; Teotonio Vilela; Tanque d’arca; e Quebrangulo.

Já a CTR Metropolitana, localizada em Pilar, recebe os resíduos do Pilar; Santa Luzia do Norte; Atalaia; Marechal Deodoro; Satuba; Messias; Mar Vermelho; Rio Largo; Coqueiro Seco; Barra de São Miguel; Boca da Mata; Pindoba; Chá Preta; e Roteiro.

Acordo ministerial

Em 5 de dezembro de 42 prefeitos alagoanos assinaram um acordo de não persecução penal com o Ministério Público Estadual para finalizar os lixões em atividades. Quem assinou o documento tem até o dia 5 de abril, quinta-feira, para acabar com os vazadouros públicos.

Os gestores municipais constaram também, em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), com a promotoria de justiça local para num prazo de até cinco anos recuperar a área ambientalmente degradada.

O próximo lixão a ser encerrado será o de São Miguel Dos Campos, a solenidade que oficializa o fim das atividades acontece na próxima quinta-feira (5).

Tags: