Alagoas

AL deve ganhar novos voos internacionais e mais conectividade nos domésticos

04/04/2018
AL deve ganhar novos voos internacionais e mais conectividade nos domésticos
Rafael Brito apresenta sistema de incentivo fiscal de Alagoas para atrair novos voos . Patrícia Devoraes

Rafael Brito apresenta sistema de incentivo fiscal de Alagoas para atrair novos voos . Patrícia Devoraes

A conectividade aérea é fator fundamental para que o Turismo em Alagoas avance para mercados internacionais. Isso porque as pesquisas apontam que o turista estrangeiro tende a querer conhecer várias cidades do Brasil, em uma mesma viagem. Com foco na atração de novos voos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realizou uma agenda intensa nesta terça-feira, 3, na WTM Latin América.

Estratégias com baixo custo para o Estado foram discutidas no evento. A exemplo da mídia cooperada, realizada entre iniciativa privada e Governo do Estado, nos mercados emissores que precisam ser consolidados, como explica o superintendente de Turismo, Paulo Kugelmas.

“Atualmente a Latam possui 3 voos para Maceió, partindo de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Esses voos possuem diversas conexões em todo Brasil, o que combinamos é que a Latam vai nos passar esses dados para que a gente possa se concentrar na lista de cidades onde são realizadas as conexões para direcionar publicidade sobre Alagoas para esses locais”, disse o superintendente.

Também no evento, foi discutida a concessão de incentivos para a Avianca, através da desoneração do ICMS cobrado sobre o querosene da aviação. De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, a formalização deve acontecer nas próximas semanas.

“A Avianca é a única companhia aérea brasileira que ainda não conta com o incentivo do Governo do Estado. Avançamos nas discussões para sanar essa questão, o que vai garantir mais voos para Alagoas, já que a implantação de novos voos é uma contrapartida exigida pela Estado para a realização da concessão de incentivo fiscal. Agora os trâmites jurídicos vão prosseguir para que a gente possa realizar a assinatura o mais breve possível”, explicou Rafael Brito.

Representatividade Econômica

De acordo com dados do Ministério do Turismo, o Brasil possui atualmente 7 milhões de pessoas trabalhando no segmento de forma registrada. A pesquisa também revela que 50 atividades econômicas estão envolvidas diretamente com o Turismo.

Diante desse cenário, o ministro de Estado do Turismo, Marx Beltrão, falou sobre a necessidade da realização de planejamento para alavancar ainda mais o setor.

“Não basta estabilidade macroeconômica , nós precisamos de planejamento para que o setor continue avançando nos próximos anos. Em 2016 o Mtur investiu R$ 35 milhões em ações promocionais, com planejamento, em 2017 nós conseguimos investir R$ 60 milhões”, pontuou o ministro na fala que abriu oficialmente a WTM.

Em sua 6ª edição, o evento reúne, em São Paulo, até quinta-feira, 5, os principais players da indústria do turismo, de 50 países.