Geral

Vacina contra o HPV agora faz parte do Programa Nacional de Imunizações do SUS

20/03/2018
Vacina contra o HPV agora faz parte do Programa Nacional de Imunizações do SUS

A vacina contra o HPV já integra o Programa Nacional de Imunizações e agora faz parte da rotina das salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS). Meninas de 9 a 13 anos de idade devem ser imunizadas para prevenir o câncer do colo do útero, a 4ª principal morte por câncer em mulheres no Brasil. A vacina já está disponível em todas as unidades básicas de saúde do SUS.

Este ano, a campanha quer mostrar o papel dos pais e responsáveis na proteção do futuro das meninas. A vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra 4 tipos do HPV (6, 11, 16, 18). A partir deste ano, serão apenas duas doses da vacina. Toda menina deve verificar se haverá a vacinação na escola ou procurar uma Unidade de Saúde do SUS. Vale lembrar que não basta tomar apenas a primeira dose. Para a prevenção acontecer é preciso tomar as duas doses. É importante ressaltar que o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses) permanece para todas as meninas e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV. Além da vacina contra o HPV, também está disponível na rede SUS a vacina contra a meningite C.

Em Palmeira dos Índios, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, informa que as escolas devem procurar os postos de saúde e agendar uma data para que os alunos possam receber a vacina. “Estamos enviando ofícios para a gerência regional de ensino de Palmeira para que as escolas sejam comunicadas de que, a partir deste ano, as escolas devem procurar um posto de saúde do seu bairro para ver o melhor dia em que as alunas podem ir tomar a vacina. Será um trabalho integrado entre Educação e Saúde”, reforça Myria Sá, gerente da Vigilância em Saúde de Palmeira.

Os esquemas de vacinação agora são da seguinte forma: vacina de HPV para meninas de 9 a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos; vacina de meningite C para adolescentes de 11 a 14 anos.