Alagoas

SSP incinera quase três toneladas de drogas apreendidas em Alagoas

09/03/2018
SSP incinera quase três toneladas de drogas apreendidas em Alagoas
Quase três toneladas de drogas foram incineradas pela Segurança Pública (Fotos: Ascom/PC)

Quase três toneladas de drogas foram incineradas pela Segurança Pública (Fotos: Ascom/PC)

Quase três toneladas de drogas, apreendidas durante operações policiais em Alagoas em 2017, foram incineradas na manhã desta sexta-feira (09). O material foi apresentado à imprensa na Academia da Polícia Militar Senador Arnon de Melo, no bairro do Trapiche.

Maconha, crack, cocaína e algumas substâncias sintéticas, que totalizam 2,7 toneladas, foram encaminhadas a uma usina localizada em Marechal Deodoro, para que os agentes policiais realizassem a incineração. Parte das drogas apreendidas no ano passado já havia sido descartada no local onde foram apreendidas, em um terreno localizado em Delmiro Gouveia. Na ação foram apreendidas mais de duas toneladas de pés de maconha.

A apresentação do material a ser incinerado foi acompanhada por comandantes de batalhões da Polícia Militar da capital, agentes do Tigre, Asfixia, e pelo subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de Alagoas, coronel Paulo Marques. A incineração do material foi comunicada ao Ministério Público do Estado, Vigilância Sanitária e Instituto de Criminalística (IC).

O delegado Gustavo Henrique, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), disse que, nos últimos três anos, o número de apreensões de drogas e de prisões por tráfico de drogas cresceu consideravelmente. Até 2014 era apreendida, em média, 1,5 tonelada de drogas por ano. Em 2015 e 2016, as apreensões giraram em torno de 3 toneladas e, no ano passado, esse número duplicou.

“Atribuo esse crescimento nas apreensões à política de segurança pública que temos adotado, com a integração das forças policiais do Estado. Sem essa união, resultados tão expressivos como este não seriam possíveis. Alagoas vive um momento que serve de exemplo para o resto do país; todas as polícias unidas, pensando no bem-estar da população”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, disse que a incineração recorde é um resultado bastante positivo do trabalho de combate ao narcotráfico que tem sido desenvolvido no Estado, principalmente por ser considerado um duro golpe ao crime organizado.

O secretário da Segurança Pública, Lima Júnior, afirmou que esta é a maior apreensão de drogas já feita em Alagoas, fruto do trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar, com apoio das agências de Inteligência e, também, devido às denúncias realizadas pela população por meio do 181 Disque-Denúncia.

“É de fundamental importância o fortalecimento desse combate, até porque o tráfico está muito ligado aos homicídios, nossa principal meta de combate no Estado”, completou o secretário.