Geral

Sertanejos são beneficiados com consultas em ortopedia

14/03/2018
Sertanejos são beneficiados com consultas em ortopedia
Repórter Fotográfico: Olival Santos

Repórter Fotográfico: Olival Santos

De Carneiros – Os moradores de Carneiros, no Médio Sertão de Alagoas, receberam, nesta terça-feira (13), o Dia D do Governo Presente, promovido pela gestão estadual. Durante a ação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou consultas especializadas em ortopedia e fonoaudiologia, com o objetivo de ajudar a reduzir a demanda reprimida existente no atendimento à população, colaborando para o diagnóstico das doenças e agravos relacionados às crianças menores de seis anos, bem como os adultos.

Maria José Galdino, de 24 anos, acompanhou a ação e os atendimentos das novas especialidades. Ela tirou o dia para cuidar da saúde e levar sua filha, a pequena Helena Santos da Paes, com apenas 18 dias de nascida, para realizar o teste da orelhinha, na triagem auditiva com as fonoaudiólogas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

“Soube da ação através de um agente de saúde e vim rapidamente fazer o teste da orelhinha nela, porque não pude realizar logo após a alta hospitalar. Estou feliz por agora ter os atendimentos aqui próximos da minha casa. Foi tudo uma maravilha e os profissionais foram excelentes e muito atenciosos”, elogiou.

Já o agricultor Vanildo Vieira, 78 anos, estava sentido fortes dores no corpo, principalmente na coluna e nas articulações dos dedos das mãos. Ele aproveitou que ação estava acontecendo na rua onde mora para procurar pelo ortopedista. Há 38 anos, o senhor tímido, com corpo franzo e barba clara, não tem o braço direito, em função de um acidente com uma máquina forrageira, usada para fazer ração de gado.

Por conta deste fato, as dores o incomodam bastante, além do fato de que o cansam muito mais rápido do que de costume. Contudo, ele não deixa de realizar, todos os dias, as atividades na fazenda. “É muito importante para as pessoas que não podem ir ao médico, como eu, terem essa única oportunidade na vida”, disse ele que, após a consulta, recebeu prescrição médica e indicação de sessões de fisioterapia, para atuar na regeneração e reabilitação dos movimentos.

Segundo o superintende de Atenção à Saúde da Sesau, José Medeiros, que representou o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, o Dia D do Governo Presente é uma forma de ampliar, ainda mais, os serviços que a Sesau oferece à população alagoana, principalmente aqueles que moram no interior do Estado.

“Tudo isso, graças a nossa equipe de profissionais que se esforça para prestar apoio ao povo sertanejo. Durante três dias, estaremos em um local diferente, realizando muitos atendimentos e isso é estar presente e promover a qualidade de vida da população”, afirmou.