Geral

Secult lança edital para seleção de Exposições Temporárias 2018

30/03/2018
Secult lança edital para seleção de Exposições Temporárias 2018
Edital irá selecionar exposições para espaços museais da Secult em 2018(Foto: André Palmeira)

Edital irá selecionar exposições para espaços museais da Secult em 2018(Foto: André Palmeira)

Valorizar a produção cultural e promover as diversas formas de arte. Este é o objetivo do Edital de Exposições Temporárias 2018, publicado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL), no Diário Oficial desta segunda-feira (26). O certame selecionará oito projetos para exibição nos museus da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

Ao todo, serão investidos R$ 24 mil na produção artística visual, em suas diversas formas: argila, pedra, madeira, metal, tecido, papel, mídias analógica, mídias digitais, etc. Poderão se inscrever pessoas físicas ou jurídicas, maiores de 18 anos, residentes em Alagoas há pelo menos dois anos. Serão aceitos projetos coletivos ou individuais, de qualquer suporte artístico e caráter, que obedeçam aos critérios do edital.

Para participar, o candidato deve preencher o formulário de inscrição e entregar junto aos demais documentos disponíveis no site no protocolo da Secult, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro de Maceió, em envelope lacrado e identificado.

A novidade, este ano, é a seleção de dois artistas iniciantes, oportunizando a participação de todos. De acordo com a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, “a iniciativa visa valorizar o artista alagoano e disseminar o conhecimento dos nossos equipamentos culturais, bem como contribuir para a democratização, registro e o acesso à arte e a cultura em Alagoas”.

A avaliação dos candidatos será feita por uma comissão julgadora, composta por profissionais de renomado conhecimento na área, seguindo os critérios de relevância artística, apresentação do projeto e currículo do participante. O resultado será divulgado no dia 25 de maio.

As exposições temporárias selecionadas serão no primeiro semestre do ano de 2018 e finalizando no mês de novembro de 2018, com duração mínima de 30 dias e máxima de 60 dias.