Geral

Secretário-geral da ONU pede investigação ‘independente’ de confrontos em Gaza

30/03/2018

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu em comunicado divulgado há pouco pela entidade “uma investigação independente e transparente” sobre os confrontos ocorridos hoje em Gaza entre palestinos e tropas israelenses, que deixaram ao menos 15 mortos.

Por meio de seu porta-voz, Guterres se disse “profundamente preocupado” com os embates e apelou aos envolvidos que “se abstenham de qualquer ato que possa levar a outras fatalidades e, em particular, de medidas que possam colocar civis em perigo”.

Quinze pessoas morreram hoje por disparos israelenses após milhares de palestinos marcharem para a fronteira de Gaza com Israel. Os organizadores do Hamas disseram que haverá seis semanas de protestos diários contra um bloqueio nas fronteiras.

Soldados do Estado judeu acusaram militantes de camuflar ataques em meio aos protestos e afirmaram que milhares de palestinos tentaram atingir as tropas israelenses com pedras e pneus em chamas.

O Conselho de Segurança da ONU não aprovou nenhuma ação na reunião de emergência convocada nesta sexta-feira para discutir os confrontos em Gaza.

O embaixador palestino para a ONU Riyad Mansour afirmou que está desapontado pelo fato de a entidade não ter condenado o que ele chamou de um “massacre hediondo”.

Já o embaixador israelense para a organização disse que a comunidade internacional não deveria ser enganada pelo que ele classificou como “uma bem organizada e violenta aglomeração terrorista”. (Com informações da Associated Press)

Autor: Nicholas Shores
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.