Geral

Projeto de teatro de rua leva cultura popular a cidades alagoanas

08/03/2018
Projeto de teatro de rua leva cultura popular a cidades alagoanas
I Circuito Alagoano de Teatro de Rua levará espetáculos de rua a sete cidades entre o Litoral e o Sertão do Estado . Divulgação

I Circuito Alagoano de Teatro de Rua levará espetáculos de rua a sete cidades entre o Litoral e o Sertão do Estado . Divulgação

O teatro de rua é uma das manifestações mais vivas e significativas da arte cênica do Nordeste do Brasil. Para cumprir o papel de manter viva essa vasta cultura popular em Alagoas, a Associação Teatral Nêga Fulô dá início, nesta quinta-feira (8) e sexta (9), ao I Circuito Alagoano de Teatro de Rua, que levará espetáculos de rua a sete cidades entre o Litoral e o Sertão do Estado. As primeiras apresentações serão na Rua do Comércio, Centro de Maceió.

Contemplado no segmento teatro pelo Prêmio “Mestre Cicinho”, realizado pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o projeto Circuito Alagoano de Teatro de Rua visa mostrar a produção artística local para a população alagoana, valorizando o repertório de espetáculos de rua disponíveis no Estado.

“O Prêmio Mestre Cicinho foi uma forma de incentivar e valorizar os nossos artistas, estimulando a produção nos mais diversos segmentos culturais”, disse a secretária Mellina Freitas.

Para Regis de Souza, membro e ator da Associação Teatral Nêga Fulô, organizadora do projeto, o movimento de teatro de rua tem sido importante para a valorização e o crescimento da arte cênica alagoana nos últimos anos.

“Inspirados e utilizando-se dos elementos da cultura popular, os espetáculos no repertório do Circuito reelaboram essas características tradicionais mediante uma encenação poética e visualmente contemporânea”, afirma o integrante.

Pilar, São José da Laje, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Marechal Deodoro e Maravilha serão as demais cidades que receberão o projeto até maio. A ação contará com a atuação de diversos grupos, companhias e coletivos de teatro de Alagoas, como Cia. La Casa, Associação Teatral Nêga Fulô, Turma do Biribinha, Associação Teatral das Alagoas, Coletivo Volante e Clowns de Quinta.

Cada cidade receberá, durante os fins de semana, dois espetáculos de grupos distintos. A programação completa pode ser conferida em www.facebook.com/cianegafulo.

Sobre a Associação Teatral Nêga Fulô

A Cia. Nêga Fulô, desde 2002, vem atuando na cena teatral alagoana, produzindo e acumulado ao longo desses anos experiências que vão desde a realização do Festijal – Festival de Teatro para a Infância e Juventude de Alagoas, como a realização de circuitos do seu repertório e montagens através de prêmios locais e nacionais, a exemplo do Circulação Funarte (2013), Myrian Muniz (2011 e 2005), Iberescena (2010), Prêmio Funarte de Fomento a Cultura (2007), Petrobras Cultural (2003). Tem também participação nas programações culturais da Diteal, Secult, FMCM, Sesi, Sesc, CBTU, Semed, Sebrae e diversos festivais de teatro nacional e temporadas em cidades do Uruguai.

Serviço:

I Circuito Alagoano De Teatro de Rua

Turma do Biribinha (Arapiraca) com o espetáculo “Mixuruca”

Por conta de uma grave crise financeira, mixuruca se vê obrigado a demitir todo seu elenco e ele mesmo terá que apresentar para o público, o espetáculo do Circo do Mixuruca, de bailarina, passando pelo mágico até o excêntrico musical. Esse espetáculo promove interação do público com o artista, o que rende boas gargalhadas.

Data: 8 de março

Local: Rua do Comércio, Maceió

Horário: 16h30

Cia Nêga Fulô (Maceió) com o espetáculo “Torturas de Um Coração”

Escrito para mamulengos, nesta montagem a Cia. apostou numa adaptação para a rua mantendo a essência do que o autor coloca como popular, envolvendo a plateia, numa comunicação alegre, mostrando a esperteza e a malandragem de seus personagens, com os quais muitos transeuntes se identificam.

Data: 9 de março

Local: Rua do Comércio, Maceió

Horário: 16h30