Geral

Prefeitura realiza ações na I Semana 21 de conscientização sobre a Síndrome de Down, em Palmeira

22/03/2018
Prefeitura realiza ações na I Semana 21 de conscientização sobre a Síndrome de Down, em Palmeira

_DSC8892

A Secretaria Municipal de Educação tem realizado durante toda esta semana ações voltadas às questões de inclusão na I Semana 21 de Conscientização sobre a Síndrome de Down. Hoje (22), na Escola Municipal Dr. Gerson Jatobá, a ação foi muito importante, pois contou com a participação de vários profissionais da área de saúde, quando foi abordado a temática: Mitos e Verdades Sobre Síndrome de Down. Os profissionais debateram com familiares e educadores de estudantes portadores de necessidades especiais, no intuito de fortalecer novas práticas pedagógicas no ambiente escolar.

A secretária de Educação Alcineide Nascimento abordou o fortalecimento do sistema Municipal de Ensino por meio das ações voltadas não só a Síndrome de Down. “Porém, temos que prestar o nosso apoio a todas as necessidades. Foi uma manhã de muito aprendizado. Amanhã, as ações continuam nas unidades de ensino onde teremos palestras, projeção de vídeos, rodas de conversas, tudo sobre Síndrome de Down”, explicou a secretária.

O prefeito também participou do debate e fortaleceu a importância de manter a qualidade no atendimento a todos os educandos. Ele destacou as parcerias entre as secretarias e disse que não medirá esforços para que as pessoas com deficiências ou alguma síndrome sejam vistas como cidadãos de direto. “Palmeira é um município que oferece vários serviços, mas precisa ser pleno para atender com mais qualidade toda a região. Temos um volume maior de escolas para crianças especiais, onde aproximamos mais a escola da família, com técnicos que auxiliam as professoras e os cuidados que todos da rede têm, e a confiança que os pais têm em deixar as crianças em nossas mãos”, ressaltou o prefeito.

E continuou. “Nosso Centro de Reabilitação é muito deficiente e está sendo melhorado e estruturado para Palmeira ter o seu grande centro com hidroterapia e ecoterapia, para que as crianças não se desloquem daqui. A Casa Azul, da rede Apae, é muito resolutiva e precisamos estabelecer papéis da rede formada de atender o down. Como se diz, 21 não é o cromossomo do amor, é mais do que amor, pois amor não conta cromossomo. E para uma mãe é impossível traduzir o sentimento dela, pois, seja qual for a necessidade que o filho tenha, para ela não tem problema nenhum. O maior investimentos do nosso governo é nas pessoas, que precisam de um cuidado maior e isso nós não deixaremos de proteger e de acolher”, garantiu o prefeito.

Amanhã as ações continuam nas unidades de ensino quando acontecerão palestras, projeção de vídeos, rodas de conversas, tudo sobre Síndrome de Dow.