Geral

Operação Trapaça: é necessária auditoria independente para inspeções, diz Anffa

05/03/2018

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) afirmou, em nota, que apoia a Operação Trapaça, deflagrada nesta segunda-feira, 5, pela Polícia Federal (PF), e “reforça a necessidade da atuação independente e autônoma de servidores públicos no processo de inspeção agropecuária”.

A operação deflagrada pela manhã conta com a participação de 21 auditores fiscais federais agropecuários e é desdobramento da Carne Fraca, realizada em março de 2017 em decorrência de denúncias de um auditor fiscal agropecuário.

O objetivo da Operação Trapaça é apurar indícios de fraudes em emissão de laudos de laboratórios privados que realizam processo de controle de qualidade e certificação de produtos para o mercado. Esses laboratórios supostamente teriam criado amostras com objetivo de esconder a condição sanitária dos lotes de animais e de produtos. O foco principal é a fraude nos resultados associados ao grupo de bactérias Salmonella SPP, comum em carne de aves.

“A ação destaca a importância de um sistema de inspeção agropecuária rigoroso, que envolva servidores públicos que atuem de maneira independente e que tenham compromisso com a segurança alimentar do brasileiro e dos consumidores dos produtos agropecuários brasileiros exportados”, enfatiza o sindicato.

Autor: Nayara Figueiredo
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.