Geral

Operação Manigância ataca esquema de fraude em créditos tributários em SP

22/03/2018

A Polícia Federal (PF) e a Receita abriram nesta quinta-feira, 22, a Operação Manigância, uma investigação que mira em comércio de créditos tributários irregulares.

Em nota, a Receita informou que a fraude era realizada por empresas que prestavam consultoria, oferecendo créditos tributários retirados de terceiros e repassando esses valores para clientes que contratavam os serviços. Para ser operacionalizada, além das empresas de consultoria, a fraude contava com a participação de uma analista tributária da Receita Federal e de um falso auditor fiscal.

Após a detecção da fraude pela Receita e de investigações conduzidas pela PF, observou-se o total de R$ 64 milhões em créditos aproveitados de maneira irregular.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão temporária, contra a servidora da Receita Federal e sócios das empresas de consultoria que intermediavam o repasse dos créditos, e 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Bragança Paulista e Florianópolis. O nome da operação faz referência à técnica ilusionista que faz um objeto desaparecer de um local e aparecer em outro.

Autor: Fausto Macedo e Julia Affonso
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.