Geral

Governo de Alagoas lança programa para tentar desafogar o HGE

07/03/2018
Governo de Alagoas lança programa para tentar desafogar o HGE
Lançamento do Programa Ponte aconteceu nesta manhã, em solenidade no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió (Foto: Thamires Ribeiro/G1)

Lançamento do Programa Ponte aconteceu nesta manhã, em solenidade no Palácio República dos Palmares, no centro de Maceió (Foto: Thamires Ribeiro/G1)

O Programa Ponte, que garante a criação de 127 leitos de retaguarda em hospitais privados de Maceió, foi lançado nesta quarta-feira (7), pelo Governo de Alagoas, no Palácio República dos Palmares, no Centro. O objetivo é diminuir a superlotação do Hospital Geral do Estado (HGE).

De acordo com a Secretaria de Estado da Sáude (Sesau), o programa acontece por meio de hospitais conveniados à rede pública, que vão receber recursos para abrir leitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió e no interior.

Com o programa, serão criados 12 leitos na Santa Casa de Misericórdia, 55 no Hospital do Açúcar, 8 no Hospital Sanatório, 20 no Hospital Ortopédico, 17 no Médico Cirúrgico e 15 no Carvalho Beltrão.

Segundo o governador Renan Filho (PMDB), o projeto tem esse nome porque é uma ponte que vai possibilitar o HGE atender mais gente enquanto os novos equipamentos de saúde não são entregues.

“Com o programa, os pacientes utilizarão os leitos por menos dias [no HGE], pois quando estiverem estabilizados, serão tranferidos para outro hospital que tenha os equipamentos necessários para oferecer o tratamento que ele precisa”, explicou Renan Filho.

A gerente do HGE, Marta Celeste, alegou que se programa ocorrer como o planejado, difilmente haverá correadores suporlotados no hospital, como acontece atualmente.

“A gente vai trabalhar com um número de pacientes mais próximos do que é adequado para cada unidade hospitalar, e vai poder avançar na questão de planejamento hospitalar. Para o HGE, isso só vem para otimizar a assistência, tanto para as passoas que vão para outras unidades, quanto as outras que vão ficar no HGE”, declarou a diretora do HGE, Marta Celeste.

Na ocasião, o governador informou ainda que recentemente foram licitadas duas novas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) para Maceió. Uma será contruída no Jacintinho e outra no Tabuleiro dos Martins.