Geral

Encontro discute das ações da Redesim no Agreste de Alagoas

22/03/2018
Encontro discute das ações da Redesim no Agreste de Alagoas
Evento realizado pela Juceal e Sebrae/AL reuniu, em Arapiraca, administradores do Sistema Facilita Alagoas (Foto: Ascom/Juceal)

Evento realizado pela Juceal e Sebrae/AL reuniu, em Arapiraca, administradores do Sistema Facilita Alagoas (Foto: Ascom/Juceal)

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), em pareceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AL), promoveu na quarta-feira (21), o primeiro Encontro Regional dos Administradores do Sistema Facilita Alagoas deste ano. O evento, realizado no escritório regional do Sebrae, em Arapiraca, busca a melhoria do registro e da legalização de negócios.

O encontro reuniu servidores municipais do Agreste do Estado, responsáveis pelas ações da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que tem como interface externa o Portal Facilita. Alagoas é referência nacional no que diz respeito à implantação da Redesim, por ter sido o primeiro estado a ter todos os seus 102 municípios integrados ao sistema.

O gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, que ministrou a capacitação, abordou temas como as funcionalidades do sistema, assegurado pela lei federal de nº 11.598. Outros pontos também foram discutidos, a exemplo da consulta prévia, pesquisa de viabilidade que permite à Prefeitura informar se a atividade empresarial pode se exercida em determinado local, e a emissão de nota fiscal de serviços para Microempreendedor Individual (MEI).

“O encontro foi criado com o intuito de conscientizar os municípios das leis em vigor voltadas para desburocratizar o registro e o licenciamento empresarial, atualizar os servidores que têm suas atividades voltadas para a utilização do sistema, mostrando novas funcionalidades e reforçando como se realiza as emissões dos documentos municipais. Além disso, também aproveitamos a oportunidade para efetuar a manutenção do sistema”, explicou Edmundo Lins Filho.

Para o administrador do Portal Facilita em Arapiraca, Francisco Carlos de Souza, os encontros funcionam como mais um meio para sanar as dúvidas dos municípios referentes à utilização da interface.

“Nós já temos todo o apoio da Juceal; ligamos para lá e somos muito bem atendidos, mas, esse evento nos dá mais um suporte e nos deixa muito mais confiantes. Com isso, fica mais fácil de operar o sistema”, afirma Souza.

Além do encontro em Arapiraca, voltado para a região Agreste, a Juceal e o Sebrae/AL estão organizando outras edições, que ocorrerão ainda este ano, buscando atingir as demais regiões de Alagoas.