Geral

Dovizioso supera Márquez e Rossi e vence prova de abertura da MotoGP de 2018

18/03/2018

O italiano Andrea Dovizioso, da Ducati, foi o vencedor da etapa do Catar, que abriu a temporada 2018 do Mundial de MotoGP. Neste domingo, o vice-campeão do ano passado conseguiu fazer uma corrida de recuperação no circuito de Losail e, a cinco voltas do fim, ultrapassou o pole Johann Zarco para não largar mais a primeira posição.

Dovizioso cruzou a linha de chegada em 42min34s654, apenas 27 milésimos de segundo à frente do segundo colocado, o espanhol Marc Márquez, da Honda. Zarco, que havia quebrado o recorde da pista no treino classificatório de sábado, acabou perdendo muito ritmo na parte final da prova e terminou apenas em oitavo. Completou o pódio o heptacampeão Valentino Rossi, da Yamaha.

Apesar de ter dominado os treinos livres no Catar, Dovizioso não conseguiu fazer o mesmo no classificatório e saiu na quinta posição. Na largada, o italiano perdeu ainda mais tempo e caiu para o nono lugar. Lá na frente, Zarco segurou a pole, seguido de perto por Márquez e seu companheiro de equipe, Dani Pedrosa.

A estratégia da escolha dos pneus da equipe Honda, com compostos duros no eixo dianteiro, enquanto a maioria dos pilotos optou por utilizá-los no eixo traseiro, mostrou-se favorável, especialmente nas primeiras das 22 voltas da pista. Márquez, um dos candidatos ao título do Mundial, permaneceu o tempo todo na luta pela ponta.

No oitavo giro, após ultrapassar Cal Crutchlow e Danilo Petrucci, Dovizioso já era o quarto colocado. As posições não se alteraram muito até a 11ª volta, quando Rossi, em segundo, tentou ultrapassar Zarco. Porém, além de não obter êxito, ainda perdeu posição para Márquez. No giro seguinte, acabou superado também por Dovizioso.

QUEM SEGURA? – Na 18ª volta, o francês Zarco começou a viver seu drama no Catar. Depois de liderar boa parte da disputa, entrou na reta perseguido por Dovizioso, que aproveitou a velocidade da sua Ducati para assumir a liderança. Márquez veio no embalo e também deixou Zarco no retrovisor. Valentino Rossi, logo atrás, soube aproveitar o momento da freada na curva e fez o francês perder mais uma posição.

Nos instantes finais, Márquez ainda tentou um último ataque a Dovizioso, mas o italiano controlou bem o traçado e se manteve na ponta para receber a bandeirada final e conquistar a primeira vitória na temporada. Rossi cruzou em terceiro, seguido por Cal Crutchlow, Danilo Petrucci, Maverick Viñales e Dani Pedrosa.

A próxima etapa do Mundial será na Argentina, no circuito de Termas de Rio Hondo, no dia 8 de abril.

Confira o Top 10 do grid final no Catar:

1º) Andrea Dovizioso (ITA/Ducati), 42min34s654
2º) Marc Márquez (ESP/Honda), a 0s027
3º) Valentino Rossi (ITA/Yamaha), a 0s797
4º) Cal Crutchlow (GBR/LCR Honda), a 2s881
5º) Danilo Petrucci (ITA/Pramac), a 3s821
6º) Maverick Viñales (ESP/Yamaha), a 3s888
7º) Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 4s621
8º) Johann Zarco (FRA/Yamaha Tech 3), a 7s112
9º) Andrea Iannone (ITA/Suzuki), a 12s957
10º) Jack Miller (AUS/Pramac), a 14s594

Autor:
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.