Política

Delegado diz que tenta cumprir ordem de prisão contra Toninho Lins: ‘Está foragido’

10/03/2018
Delegado diz que tenta cumprir ordem de prisão contra Toninho Lins: ‘Está foragido’

Com a prisão decretada há quase duas semanas, o ex-prefeito de Rio Largo Antônio Lins de Souza Filho, o Toninho Lins, já é considerado foragido pela polícia. O delegado Fabrício Nascimento informou nesta sexta-feira (9) ao G1 que ainda não conseguiu encontrá-lo para dar cumprimento ao mandado judicial.

“Ele está foragido, até porque os familiares a advogada dele estão sabendo. Começamos a fazer buscas desde que a Justiça determinou a prisão dele, fomos nos imóveis dele, mas não o encontramos”, disse o delegado Nascimento, da Inteligência da Polícia Civil.

A reportagem não conseguiu contato com o ex-prefeito nem com a defesa dele.

Condenado a 16 anos e dois meses de prisão em 2016 por apropriação de bens públicos, falsificação de documentos, fraude em licitações, entre outros crimes, Toninho Lins aguardava em liberdade o julgamento de um recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Procuradoria Geral da Justiça de Alagoas (PGJ) pedia que ele cumprisse a pena enquanto aguarda o julgamento do recurso, e a defesa do ex-prefeito, por sua vez, argumentava que a pena só fosse cumprida depois do julgamento definitivo.

Ele teve a prisão decretada pelo juiz Maurílio da Silva Ferraz no dia 26 de fevereiro.

O magistrado considerou na decisão que “o acórdão, acatado por meio de recursos especial e extraordinário, ao condicionar a expedição de guia ao trânsito em julgado, nitidamente se referia à guia de execução definitiva. Por outro lado, o que a Procuradoria de Justiça almeja é a execução provisória”.