Artigos

Campanha da Fraternidade

15/03/2018
Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, durante o período quaresmal. Este ano de 2018 a mencionada Campanha tem como tema : “Fraternidade e superação da violência”. Por seu turno, o lema é: “Em Cristo somos todos irmãos”.

Para justificar o lema, a Campanha da Fraternidade apresenta a fraternidade, citando o que diz Mateus no capitulo 23 e versículo 8: “…. todos vocês são irmãos”.

O Hino da Campanha da Fraternidade 2018 diz de maneira bem clara que a superação deve haver sobre a violência, bem como a fraternidade que está esquecida por parte de muita gente.

Logo na primeira estrofe, temos o seguinte: Neste tempo quaresmal, ó Deus da vida, / A tua Igreja propõe a superar / A violência que está nas mãos do mundo, / E sai do íntimo de quem não sabe amar.

Já no refrão do Hino da Campanha temos o que se segue: Fraternidade é superar a violência! /  É derramar,  em vez de sangue, / mais perdão! / é fermentar na humanidade o amor fraterno! / Pois Jesus disse que somos todos irmãos

 É interessante observar que trechos da Bíblia são apresentados como justificativa para cada verso. Por exemplo, no refrão temos para o 1º verso a citação de Mateus, ( 14, 1-12). Trata-se do pedido da filha de Herodíades, pedindo a cabeça de João Batista que já estava na prisão. No 2º verso  temos a citação de João 20, 21-23, quando Jesus lembra os pecados de quem vocês perdoarem serão perdoados.

A 3º estrofe do refrão é baseada no que diz Jesus na parábula do fermento que a mulher pega a mistura com três porções de farinha. Por fim, o último verso do refrão lembra que todos somos irmãos, conforme Mateus 23, 8.

Convém lembrar que o tema da Campanha da Fraternidade é Fraternidade e superação da violência. O lema é: Em Cristo somos todos irmãos.

Por sua vez, a oração da Campanha termina pedindo que “Sejamos construtores de uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo interior, cresça o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz”.

A Campanha da Fraternidade, que é realizada no Brasil, deseja que não só as comunidades católicas sejam mobilizadas mas as comunidades ecumênicas. Não sei até que ponto as comunidades não católicas participam desse movimento. Mas a mão da Igreja Católica está estendida para esse movimento de solidariedade aos mais pobres e mais necessitados.

É talvez algo que possa interessar, lembrar a origem da Campanha da Fraternidade. Três sacerdotes, que estavam à frente da “Caritas Brasileira”, resolveram envidar esforços, no sentido de conseguir algum dinheiro para a Caritas. Tal movimento teve o nome Campanha da Fraternidade. Isso ocorreu no ano de 1961, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

No outro ano, 16 dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Em Roma, por ocasião do Concílio Ecumênico, os bispos participantes do Concílio aprofundaram a ideia de realizar em todo o Brasil a Campanha.

Pode-se afirmar que em 1964 os Bispos aprovaram o fundamento inicial da Campanha da Fraternidade, em todo o Brasil.

No ano de 1970, a Campanha obteve grande ajuda da Santa Sé. Através da televisão e do rádio, o Papa faz a abertura da Campanha da Fraternidade.

É bom ressaltar, conforme disse alguém, que a aludida Campanha tornou-se especial manifestação de evangelização libertadora.