Geral

Calouros lotam auditório do Ifal Palmeira para Suporte de Aprendizagem 2018; confira manual do aluno

26/03/2018
Calouros lotam auditório do Ifal Palmeira para Suporte de Aprendizagem 2018; confira manual do aluno
 Suporte visa acolher e integralizar o aluno que está entrando para a instituição.

Suporte visa acolher e integralizar o aluno que está entrando para a instituição.

Lápis e papel na mão, pois teve início na manhã desta segunda-feira, 26, o Suporte de Aprendizagem 2018, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios. Mais do que um reforço escolar nas disciplinas de Português e Matemática, o Suporte visa acolher e integralizar o aluno que está entrando para a instituição. Durante a manhã, os calouros puderam conhecer um pouco mais acerca da política interna da instituição, além de receberem os livros e o fardamento.

“Nosso Suporte obedece ao que é preconizado pela Reitoria do Instituto, que é o oferecimento de uma carga horária de 20 horas em Português e 20 horas em Matemática. Nosso diferencial é trazer mais 20 horas de acolhimento, ou seja, apresentá-los à assistência estudantil e aos setores que estão ligados à Diretoria de Ensino, além ajudar no custeamento das despesas desses estudantes, através de um auxílio financeiro que é fornecido a cada um deles”, explica Maurício Ricardy, diretor de ensino do campus.

Maurício acrescenta que nesta primeira semana, os alunos poderão vir sem o fardamento, mas a partir da próxima segunda-feira, 02, a farda será obrigatória para todos. “Devido ao fato de esses primeiros dias serem no auditório e este ser um momento de interação, pedimos a eles que usem o uniforme apenas na próxima semana – momento em que entrarão no Departamento de Ensino e terão o reforço escolar”, ressalta Maurício, que lembra que o suporte é uma ação prevista no Plano Estratégico Institucional de Permanência e Êxito (Peipe) do Ifal.

Nesta terça, 27, os alunos terão contato com a equipe de profissionais dos setores médico e psicologia e na quarta, 28, a programação será voltada para um bate-papo com os coordenadores dos cursos técnicos integrados em Eletrotécnica, Edificações e Informática.

Segundo Maurício, a resposta foi muito positiva para o primeiro dia. “Foram nítidas a empolgação e a vontade de se fazer presente no Suporte. Pela primeira vez, tivemos um índice de mais de 90% de presença dos nossos 240 alunos matriculados”, destaca.

Ao final do dia, os calouros tiveram um momento com alunos que já integram a instituição e trouxeram depoimentos sinceros sobre suas experiências no Ifal, além de aconselhamentos e sugestões para os novatos. O suporte segue até o dia 10 de abril, no horário das 7h às 12h20.

Confira previamente as datas relativas ao calendário letivo deste ano:

16/04/2018 – Início das aulas;
24/08 a 07/09/2018 – Recesso Escolar;
01 a 27/01/2019 – Férias Escolares;
28/02/2019 – Término do ano letivo 2018;
18/03/2019 – Início do ano letivo 2019.

Devido à diferença entre ano civil e ano acadêmico, ocorrerão aulas aos sábados, no turno matutino, para todos os alunos.