Geral

Unidade SESC Saúde mulher chega a Junqueiro realizando exames de prevenção ao câncer

02/02/2018
Unidade SESC Saúde mulher chega a Junqueiro realizando exames de prevenção ao câncer
Lançamento do projeto foi realizado com a participação do Presidente do Sistema Fecomércio, Wilton Malta

Lançamento do projeto foi realizado com a participação do Presidente do Sistema Fecomércio, Wilton Malta

​O Sesc Saúde Mulher chegou a Junqueiro, município do agreste de Alagoas, na segunda-feira 29/01. Uma Unidade Móvel que conta com equipamentos modernos para a realização de exames mamográficos e citológicos e atendimentos de cuidados com a saúde das mulheres. A ação do Sesc ficará no município por um período de 60 dias disponibilizando serviços totalmente gratuitos.

O lançamento do projeto foi realizado com a participação do Presidente do Sistema Fecomércio, Wilton Malta, do Prefeito de Junqueiro, Carlos Augusto Lima, da deputada estadual, Jó Pereira, uma das articuladoras para esse convênio, do Secretário Estadual de Assistência Social, Fernando Pereira, além de secretários municipais, da Gerente da Divisão de Saúde e Lazer, Cléa Costa, da Coordenadora de Saúde do Sesc e Janaina Valença, também do Sesc Alagoas, dentre outras autoridades.

Desde de 2017 a Unidade Sesc Saúde Mulher vem realizando atendimentos no Estado. O trabalho iniciou em Maceió, no período de março a julho, onde foram realizados 1010 exames de mamografia e 1.075 de citologia. O segundo município a receber a ação foi Marechal Deodoro, de setembro a dezembro, e contou com a realização de 441 mamografias e 303 citologias. Para a Coordenadora de Saúde do Sesc, Janaina Valença, o foco do projeto é a prevenção. “Com o diagnóstico, é possível reverter os índices de morte por câncer, principalmente o de mama”, ressaltou.

A informação ainda é um dos pontos fortes para o alerta a prevenção. Além dos exames, o Sesc realizou ações educativas envolvendo temas com a saúde, direitos e cidadania, tais como os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna. Escolas e outras espaços públicos vivenciarão atividades educativas enquanto a equipe do Sesc permanecer no município.

O acesso a serviços de saúde ainda é uma dificuldade, principalmente para os pequenos municípios brasileiros. Segundo o Presidente do Sistema Fecomércio, Wilton Malta, o Sesc vem possibilitando e contribuindo para que a população que mais precisa, nas mais diferentes comunidades, tenha serviços básicos, fazendo a diferença na saúde e qualidade de vida dessas pessoas. “Continuaremos ampliando esse trabalho a outras localidades do Estado, principalmente através das parcerias com poder público ou qualquer segmento que tenha interesse”.

Durante o lançamento do projeto, o prefeito de Junqueiro, Carlos Augusto, pontuou algumas dificuldades enfrentadas e reforçou a relevância de um apoio por meio de parcerias para garantir melhorias a população. “Em Junqueiro as dificuldades ainda são grandes, e graças a uma iniciativa como essa, inédita em nossa localidade, poderemos oferecer as mulheres o cuidado a atenção a essa doença terrível, e com isso, contribuir para a qualidade de vida”, destacou o prefeito.

A Unidade Sesc Saúde mulher ficará até final de abril, disponibilizando serviços de saúde as mulheres de Junqueiro. Outras localidades próximas também poderão fazer agendamento e ter acesso aos atendimentos. A previsão é que sejam feitos 2.580 exames gratuitos, os casos diagnosticados a doença, serão encaminhados para tratamento.