Geral

Mtur reconhece crescimento econômico de cinco municípios alagoanos por meio do turismo

20/02/2018
Mtur reconhece crescimento econômico de cinco municípios alagoanos por meio do turismo

Os municípios alagoanos de Maravilha, Piranhas, Marechal Deodoro, Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres subiram de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro. Isso acontece porque o Ministério do Turismo (Mtur) identificou que nestas localidades houve indicativos positivos como aumento na geração de empregos no setor, crescimento da rede hoteleira ou expansão do fluxo de turistas domésticos e internacionais.

É através dessa categorização dos municípios turísticos que o Governo Federal acompanha o desempenho da economia do turismo, além de servir também como indicador para políticas do setor e direcionamento de verbas federais. As categorias variam de ‘A’ a ‘E’, sendo que Maravilha subiu de ‘E’ para ‘D’, Piranhas e Porto de Pedras de ‘D’ para ‘C’, Marechal Deodoro e São Miguel dos Milagres de ‘C’ para ‘B’.

Na prática, essa alteração significa que os municípios podem pleitear apoio ao Governo Federal a eventos geradores de fluxo turístico. De acordo com a nova categorização, a cidade de Maravilha, por exemplo, passa agora a poder contar com até R$ 150 mil por ano para realização de festejos.

A portaria 97/2017 do Mtur estabelece que todos os municípios classificados estão aptos a pleitear recursos de infraestrutura, como construção de estradas e rodovias de interesse turístico; de orlas e terminais fluviais, lacustres ou marítimos; reforma de terminais rodoviários intermunicipais e interestaduais, de aeroportos, de ferrovias e estações férreas de interesse turístico; sinalização turística, entre outros.

À frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Rafael Brito, ressalta a importância dessa reclassificação junto ao Governo Federal para estes municípios.

“O turismo é uma das grandes motrizes do desenvolvimento econômico do nosso Estado e esta nova classificação é mais uma prova de que a atividade cresce exponencialmente em Alagoas. Estas cinco cidades, que contemplam quase todas as regiões alagoanas, atraíram um grande fluxo de turistas no último ano e, com o reconhecimento do Mtur, esses municípios poderão desenvolver ainda mais suas atividades turísticas com o apoio do Governo Federal. Isso é essencial para o crescimento do Estado, gerando mais emprego e renda para população, garantindo mais qualidade de vida da população por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do turismo”, explica Rafael Brito.