Alagoas

AAPPE promove mutirões para entrega de próteses, órteses e cadeiras de rodas

11/02/2018

Atendendo a demanda das pessoas com deficiência em todo estado de Alagoas, a Associação de Amigos e Pais de Pessoas Especiais – AAPPE iniciou um mutirão para entrega de órteses, próteses, cadeiras de rodas e outros equipamentos de tecnologia assistiva, em Maceió. As instituições beneficiadas, neste primeiro momento, foram o Lar Bom Samaritano e o Abrigo Leal, ambos no bairro do Tabuleiro dos Martins.

A ação faz parte do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD), do Ministério da Saúde. Segundo Jordan Amorim, responsável técnico pelo convênio na AAPPE, a proposta da equipe de trabalho é estruturar uma agenda de visitas neste primeiro semestre com outras instituições, associações de bairros e até municípios que comprovem a demanda para esses tipos de equipamentos.

“Nas duas instituições de acolhimento que visitamos, vinte idosos estavam aptos a receber algum equipamento. Com uma equipe multidisciplinar realizamos entrevista, fazemos a medição e identificações da real necessidade de cada um. Esse projeto é muito importante porque possibilita a locomoção, independência, bem-estar para as pessoas com deficiência e/ou limitações físicas”, destacou o responsável técnico.

Em Alagoas, a AAPPE é a pioneira na execução do programa. A associação que já atende pacientes em Maceió e nos municípios de Santana do Ipanema e Penedo, está com a proposta de ampliar o número de beneficiados por meio da Oficina Ortopédica e de Tecnologia Assistiva.

Jordan Amorim explicou que os pacientes também podem procurar diretamente a instituição. A Oficina Ortopédica e de Tecnologia Assistiva funciona em Maceió, na Rua Doutor Procópio Júnior, 516, na Jatiúca. Telefones de contato são: (82) 3022-9684/ 9.8172-4598 e o e-mail é: [email protected]. “O projeto prevê a entrega de próteses, órteses de membros inferiores e superiores, cadeiras de rodas adaptadas, cadeiras de banho e até a manutenção desses equipamentos, sem custo para os pacientes”, relatou.