Alagoas

Codevasf repovoa São Francisco com espécies nativas

12/01/2018
Codevasf repovoa São Francisco com espécies nativas

Diversas espécies nativas da bacia hidrográfica do São Francisco serão inseridas no rio pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) durante a programação da 134ª Festa de Bom Jesus dos Navegantes de Penedo (AL). Entre as espécies, estarão exemplares do pirá, peixe considerado símbolo da bacia. O peixamento será no domingo (14), às 13h, em três trechos do rio São Francisco entre os municípios de Penedo e de Neópolis (SE).

Diversas espécies nativas da bacia hidrográfica do São Francisco serão inseridas no rio pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)

Diversas espécies nativas da bacia hidrográfica do São Francisco serão inseridas no rio pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf)

O ponto de partida será o Porto das Balsas de Penedo, localizado no centro histórico. De lá, sairá a balsa transportando o caminhão com os alevinos até os pontos de soltura dos peixes. Os alevinos serão inseridos na calha do rio em frente à prainha de Penedo, no ponto em frente à Rocheira e em frente ao Porto das Balsas.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Alagoas, Antônio Nélson de Azevedo, além de significar uma ação de repovoamento da bacia, os peixamentos realizados pela Codevasf funcionam como iniciativa de educação ambiental. “A escolha desses locais atende a critérios técnicos, mas também tem o objetivo que o peixamento seja uma ação de educação ambiental dessa ação que integra a revitalização do rio São Francisco, já que a inserção dos peixes ocorrerá nos pontos de maior visibilidade, envolvendo a população local e os turistas que visitam a Festa de Bom Jesus”, afirmou.

Ele ainda destacou a inserção da espécie pirá nas águas do Baixo São Francisco. “O pirá já era considerado desaparecido da região do Baixo São Francisco. Diante disso, a Codevasf iniciou o projeto de reinserção dessa espécie na região com a produção de exemplares em nosso Centro Integrado de Recursos Pesqueiros de Itiúba e a realização de peixamentos e a soltura por meio de ações como essa na festa de Bom Jesus de Penedo”, destacou o superintendente regional da Codevasf.