Geral

Arapiraca abre “Semana de combate e prevenção da hanseníase”

22/01/2018
Arapiraca abre “Semana de combate e prevenção da hanseníase”
Programação segue até 28 deste mês, dia Dia “D” Mundial da luta  contra a hanseníase.

Programação segue até 28 deste mês, dia Dia “D” Mundial da luta contra a hanseníase.

No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. E com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado da doença, a prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, organizou uma semana de atividades para abordar o tema, com início nesta segunda-feira (22), no rol do Centro Administrativo.

A programação foi iniciada com apresentação teatral promovida pela trupe Informação, Educação e Comunicação (IEC), que encenou a peça “Um mal que tem cura”. Com linguagem em forma de rima, o grupo abordou aspectos da doença, tratamento e o serviço especializado que é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no município.

A programação segue até 28 deste mês, dia Dia “D” Mundial da luta contra a hanseníase. Entre as atividades: seminário, palestras, busca ativa de casos, exposição, ações educativas e caminhada no bosque. “A proposta da semana de combate à hanseníase é chegar mais perto da população e levar informações sobre a doença e os serviços que o município dispõe para tentar erradicar a doença”, destacou Aurélia Fernandes, secretária Municipal de Saúde.

Programação:

22/01- Abertura da Semana de Combate à Hanseníase, no Centro Administrativo.

23/01- Fórum de debates sobre hanseníase para médicos da II Macrorregião de Saúde, às 13h30min, no auditório do Centro de Referência Integrado (CRIA). A mesa redonda será formada por Karlisson Valeriano, médico da família que atua no programa de hanseníase da prefeitura de Arapiraca, e Celso Marcos, coordenador Médico da Atenção Básica do Município

24/01- “Dia da Mancha”, na UBS Baixão. Entre as ações: cine manchão; sala de exame da mancha; palestra com profissionais médicos; busca ativa no bairro; e aplicação vacinas (DST/ Hepatite B).

– No mesmo dia, no horário vespertino, a equipe do programa municipal de hanseníase acompanhará etapa do projeto “Fatores de Susceptibilidade à hanseníase em Alagoas: aspectos epidemiológicos, genéticos e imuno-inflamáveis”, na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca.

25/01 – Exposição no Arapiraca Garden Shopping, com apresentação de informações sobre a doença e os trabalhos de pesquisa realizados pelo município em parceria com a Ufal.

26/01- Ação educativa na Comunidade Quilombola do Carrasco, zona rural de Arapiraca.

28/01 – Dia “D” Mundial da luta contra a hanseníase, às 16h30, no Bosque das Arapiracas, serão realizadas ações educativas e caminhada. A coordenação sugere que a população compareça ao local vestindo roupa na cor roxa ou lilás.