Brasil

5 bilionários têm renda igual à metade mais pobre do Brasil

22/01/2018
5 bilionários têm renda igual à metade mais pobre do Brasil

Cinco bilionários brasileiros detêm uma riqueza equivalente à renda da metade da população mais pobre do país, de acordo com dados de um relatório divulgado hoje (22) pela ONG britânica Oxfam, às vésperas do Fórum Econômico de Davos.

Segundo o relatório “Recompensem o trabalho, não a riqueza”, o número de bilionários cresceu em 2017 no Brasil, totalizando 43 pessoas. Delas, cinco concentram uma renda igual à metade da população mais pobre do Brasil, composta por 104 milhões de pessoas.

O patrimônio dos bilionários brasileiros alcançou o valor de R$ 549 bilhões, ou seja, um crescimento de 13% em relação a 2016.

Em contrapartida, os brasileiros da classe mais baixa viram sua renda cair de 2,7% para 2,% do patrimônio nacional. Com apenas um salário mínimo, um brasileiro teria de trabalhar 19 anos para ganhar a renda mensal média de um bilionário.

O Brasil chegou a ter 75 bilionários, depois caiu, muito por causa da inflação. No entanto, nos últimos três anos, houve uma retomada no aumento do número de bilionários.

Mundo

O relatório também fez um balanço da situação da concentração de renda no mundo. De acordo com a Oxfam, toda a riqueza gerada no mundo em 2017, 82% foi parar nas mãos do 1% mais rico do planeta. Enquanto isso, a metade mais pobre da população global – 3,7 bilhões de pessoas – não ficou com nada.

O mundo ganhou um bilionário a cada dois dias entre março de 2016 e março de 2017, levando para 2.043 o total de bilionários no planeta. Nove em cada 10 são homens. (ANSA)