Geral

Venezuela declara embaixador do Brasil ‘persona non grata

24/12/2017
Venezuela declara embaixador do Brasil ‘persona non grata
À direita de Maduro, a presidente da ANC, Delcy Rodríguez (foto: ANSA)

À direita de Maduro, a presidente da ANC, Delcy Rodríguez (foto: ANSA)

A Assembleia Nacional Constituinte (ANC) da Venezuela declarou o embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Pereira, “persona non grata”.

Na prática, a medida significa a expulsão da pessoa do país, mas, como Pereira já está em solo brasileiro por causa das festas de fim de ano, ele não poderá voltar para a Venezuela.

“Decidimos declarar persona non grata o embaixador do Brasil até que se restitua o fio constitucional que o governo violou nesse país irmão”, disse a presidente da ANC, Delcy Rodríguez.

Caracas considera o impeachment de Dilma Rousseff um “golpe”, enquanto o governo de Michel Temer vem, constantemente, denunciando violações constitucionais e dos direitos humanos por parte do regime de Nicolás Maduro.

Em nota, o Itamaraty disse que a decisão “demonstra, uma vez mais, o caráter autoritário da administração Nicolás Maduro e sua falta de disposição para qualquer tipo de diálogo”. Além disso, o Brasil promete aplicar as “medidas de reciprocidade correspondentes”.

A Assembleia Constituinte foi convocada por Maduro e é dominada pelo chavismo. Ela suplantou os poderes da Assembleia Nacional, parlamento unicameral da Venezuela que era controlado pela oposição. O Brasil e quase todos os países das Américas, além da União Europeia, não reconhecem a ANC.