Geral

Turismo religioso: Ministro promete estátua de Frei Damião e reurbanizar Canafístula

06/11/2017
Turismo religioso: Ministro promete estátua de Frei Damião e reurbanizar Canafístula
Marx garantiu estátua e reurbanização de Canafístula para fomentar turismo religioso

Marx garantiu estátua e reurbanização de Canafístula para fomentar turismo religioso

Um antigo sonho do povo do Distrito de Canafístula de Frei Damião em Palmeira do Índios é a construção de uma estátua de 30 metros do frei capuchinho que no local realizou sua primeira missão.

No local, duas vezes por anos, milhares de romeiros visitam a associação que leva o nome do frade capuchinho para celebrar seu nome, realizar pedidos diante da fonte milagrosa e participar da missa promovida em homenagem a Pio Gianotti que é considerado tal qual Padre Cícero, um santo nordestino.

Ontem (5), mais de 40 mil romeiros se aglomeraram pelas ruas do Distrito palmeirense para reverenciar a memória de Frei Damião. Entre eles, estavam  o governador Renan Filho, o Ministro Marx Beltrão e o prefeito Julio Cezar.

Mais de 40 mil romeiros visitaram Canafístula

Mais de 40 mil romeiros visitaram Canafístula

O prefeito Julio Cezar ressaltou o potencial turístico-religioso do Distrito, afirmando que o governador Renan Filho e o ministro Marx Beltrão, além de outras autoridades políticas, que pela primeira vez participaram da missa em homenagem ao Frei Damião puderam conhecer o potencial turístico e religioso deste evento que mexe com Alagoas e com o Nordeste. Eu vejo Canafístula com uma condição muito grande de Palmeira ter o ano todo romarias para celebrar a memória de Frei Damião, que foi uma figura religiosa muito respeitada e que mantém uma fé muito grande em todos os seus devotos e admiradores.

O ministro Marx Beltrão, que também visitou a missa em homenagem ao Frei pela primeira vez, disse que o turismo religioso tem crescido e movimenta hoje, no Brasil, uma economia de mais de R$ 5, 5 bilhões por ano. “Aparecida do Norte, por exemplo, já recebe por ano cerca de doze milhões de pessoas. Se formos comparar com a Disney, um dos grandes parques mundiais e que recebe quatorze milhões de turistas no mundo todo, dá para perceber a força do turismo religioso no Brasil. O Padre Cícero já coloca dois milhões e meio de pessoas, por ano, lá no Ceará”, destacou Marx Beltrão.

E continuou. “Aqui, em Alagoas, precisamos escolher alguns locais para fomentar o turismo religioso e Canafístula de Frei Damião tem todas as características para que a gente transforme o lugar em um dos grandes centros religiosos do Nordeste e do Brasil. Já pedi ao prefeito Júlio para fazer um projeto de urbanização do local, com uma grande imagem do Frei, para que possamos, em um curto espaço de tempo, ter Palmeira como uma das capitais do turismo religioso no país”, finalizou o ministro.

Santo nordestino

Outras cidades como Guarabira no Ceará e São José do Monte em Pernambuco já possuem estátuas em homenagem ao Frei Damião, mas nenhuma com tanta importância simbólica como Palmeira dos Índios e o Distrito de Canafístula, que hoje leva seu nome, onde o frade capuchinho celebrou sua primeira missa (chamada de missão) e costumava pernoitar, descansar, renovar e recarregar as baterias.