Geral

Samu participa de simulado de acidente de trânsito com carga perigosa

09/11/2017
Samu participa de simulado de acidente de trânsito com carga perigosa
Samu Aeromédico será disponibilizado na ação Foto: Carla Cleto

Samu Aeromédico será disponibilizado na ação Foto: Carla Cleto

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) participará de um simulado de acidente de trânsito, onde será encenada uma colisão entre um veículo contendo carga perigosa e um ônibus. A simulação acontece nesta quinta-feira (9), 9h30, no Polo Industrial de Marechal Deodoro.

No acidente simulado, o ônibus estará transportando funcionários da Braskem e vai colidir na traseira de um caminhão carregado de ácido clorídrico. Com a colisão, haverá um vazamento do líquido para a rodovia.

De acordo com o supervisor do Samu, major Dárbio Alvim, serão disponibilizados para o simulado uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e Samu Aeromédico. Na oportunidade será mostrado como ocorre o atendimento e transporte feito pelo Samu.

“Todo simulado é de extrema importância, porque observamos o trabalho das equipes que estão envolvidas com acidentes com múltiplas vítimas e aproveitamos para corrigir os erros que possam acontecer. E assim, em uma situação real, garantir um socorro cada vez mais qualificado para a população,”, afirmou o supervisor do Samu.

Também estarão presentes no local, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, a Polícia Militar de Alagoas e parceiros da Braskem, que realizam transporte e atendimentos a emergência. Luiz Antônio Mansur, coordenador clínico de atendimento do Samu Maceió, explicou como é o procedimento adotado pela equipe de saúde do Samu ao se deparar com uma ocorrência que exista exposição a cargas perigosas.

“Em uma situação real, os profissionais do Samu são treinados para montar uma zona de triagem para os pacientes expostos ao produto químico, classificando os casos mais urgentes e mais leves, prestando os primeiros atendimentos e transferindo primeiro as vítimas mais graves até o HGE [Hospital Geral do Estado], pontuou o médico.

Tags: